Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ: alternativas para construção de um currículo intercultural de espanhol como língua estrangeira
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Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Espanhol
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
A contemporaneidade cria um novo aluno diante da globalização e do acesso a outras culturas. Levar em conta essa nova identidade é um dos desafios do ensino de língua estrangeira no século XXI. A linguagem como prática discursiva representa a identidade dos povos através de sua cultura. A língua e a cultura como indissociáveis trazem à tona a necessidade de um trabalho contextualizado, interdisciplinar e intercultural. O presente texto monográfico propõe uma reflexão sobre o currículo, instrumento principal na organização da aprendizagem escolar, e analisa como corpus o currículo mínimo do ensino médio de língua estrangeira do Estado do Rio de Janeiro sob um olhar que crie alternativas na construção de um currículo intercultural de Espanhol como LE. A partir desta análise, constrói uma proposta de complementação a uma atividade pedagógica de aprendizagem autorregulada sugerida pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Articulam-se conceitos teóricos como o sujeito pós-moderno de Hall (2006) à linguagem como prática discursiva nos estudos de Moita Lopes (2003) e Fairclouch (2001). De igual maneira, adota-se o conceito de cultura defendido por Laraia (2001) e, no que se refere ao entendimento de currículo e seu direcionamento intercultural e crítico, apoia-se em Sacristán (2013) e Moreira (2001; 2007). Para uma melhor compreensão do ensino intercultural se utilizam os estudos de Mendes (2004) a partir do conceito de Abordagem Comunicativa Intercultural. Ao refletir sobre o papel do professor de LE como mediador entre uma nova língua e sua cultura, compreendemos que se deve ir além das estruturas formais de ensino e mostrar ao aluno que o conhecimento da língua é na verdade um conjunto de fatores que se integram para alcance da língua alvo. Para tal, pretende-se, com este trabalho, apresentar uma nova postura diante dos aspectos culturais, abrindo os horizontes para diversas manifestações e rompendo o olhar fixo para o lugar comum. A partir da construção de um material culturalmente sensível torna-se possível alcançar os objetivos de compreensão, comunicação e formação cidadã.
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La contemporaneidad crea un nuevo alumno delante de la globalización y el acceso a otras culturas. Llevar en cuenta esta nueva identidad es uno de los desafíos de la enseñanza de lengua extranjera en el siglo XXI. El lenguaje como práctica discursiva representa la identidad de los pueblos a través de su cultura. La lengua y la cultura se relacionan y traen la necesidad de un trabajo contextualizado, interdisciplinar e intercultural. Este texto monográfico propone una reflexión sobre el currículo, herramienta principal en la organización del aprendizaje en la escuela y analiza el currículo mínimo de la enseñanza media de lengua extranjera del Estado de Rio de Janeiro con una mirada que crea alternativas en la construcción de un currículo intercultural de Español como LE. A través de este análisis se construye una propuesta de complementación a una actividad pedagógica de aprendizaje autorregulada sugerida por la “Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro” (SEEDUC/RJ). Se articulan conceptos teóricos como el sujeto posmoderno de Hall (2006) al lenguaje como práctica discursiva en los estudios de Moita Lopes (2003) e Fairclouch (2001). De igual manera, se adopta el concepto de cultura de Roque Laraia (2001) y, en lo que se refiere la comprensión de currículo y su direccionamiento crítico e intercultural, siguen las consideraciones de Sacristán (2013) y Moreira (2001; 2007). Para la comprensión de la enseñanza intercultural se buscan los estudios de Mendes (2004) a través del concepto de Abordaje Comunicativo Intercultural. Al reflexionar sobre el papel del profesor de LE como mediador entre una nueva lengua y su cultura, comprendemos que se debe ir más allá de las estructuras formales de enseñanza y mostrar al alumno que el conocimiento de lengua es en verdad un conjunto de factores que se integran para el alcance de la lengua meta. Para tal, se pretende, con este trabajo, presentar una nueva postura delante de los aspectos culturales, abriendo los horizontes para las diversas manifestaciones y rompiendo la mirada fija en el lugar común. A partir de la construcción de un material culturalmente sensible es posible lograr los objetivos de la comprensión, comunicación y formación ciudadana.
Descrição
Palavras-chave
Língua espanhola, Interculturalidade, Currículo escolar, Identidade cultural, Ensino médio, Diversidade, Política educacional, Práticas pedagógicas
Citação
OLIVEIRA, Mariana Caridade de. Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC/RJ: alternativas para a construção de um currículo intercultural de espanhol como língua estrangeira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de PósGraduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.
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