Novas perspectivas para a terceira idade: ensino de língua espanhola como via de mão dupla entre o idoso e a comunidade universitária no Projeto LICOM/LETI-UERJ
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Espanhol
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as motivações, contribuições, desafios e particularidades do Ensino de Espanhol na vida da pessoa idosa. Além disso, deseja-se, a partir dele, mostrar a importância de projetos universitários de língua estrangeira que atendam à terceira idade — como o LICOM/LETI, por exemplo —, que causam um impacto, não só na vida dos alunos, mas também na do professor bolsista e da comunidade universitária como um todo. Com essa finalidade, foi realizada uma enquete com 14 alunos de duas turmas do último nível de Língua Espanhola do LETI, além de uma entrevista com a professora bolsista, Ananda Gonçalves. A partir disso, percebe-se que o Projeto funciona como uma via de mão dupla entre a comunidade idosa e a universidade, já que permite um intercâmbio entre a teoria aprendida na graduação e a prática exercida noProjeto. Espera-se, portanto, que a leitura do texto sirva de incentivo para criação demais projetos como o que está sendo apresentado, assim como para uma mudança de consciência a respeito do papel da pessoa idosa na sociedade atual. Além disso, deseja-se que as discussões feitas neste artigo possam suscitar uma reflexão a respeito do papel que a Língua Espanhola pode desempenhar na vida dos estudantes, devido à possibilidade de contribuição para sua formação crítica e cidadã e, também, para um maior reconhecimento da diversidade — processos que ocorrem ao longo de toda a vida.
Resumen
El presente artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las motivaciones, contribuciones, retos y particularidades de la Enseñanza de Español en la vida de los adultos mayores. Además, se desea, a partir de él, enseñar la importancia de los proyectos universitarios de lengua extranjera que atienden a la madurez, como el LICOM/LETI, por ejemplo, y que causan un impacto positivo, no sólo en la vida de los alumnos, sino también en la del profesor becario y de la comunidad universitaria como un todo. Para ello, se realizó, una encuesta con 14 alumnos de dos clases del último nivel de Lengua Española del Proyecto, ademásde una entrevista con la profesora becaria, Ananda Gonçalves. A partir de eso, se percibe que el LETI funciona como una vía de doble sentido entre la comunidad madura y la universidad, pues permite que haya un intercambio entre la teoría aprendida en la graduación y la práctica ejercida en él. Se espera, por lo tanto, quela lectura del texto sirva de incentivo para la creación de más proyectos como el que se está presentando, bien como para un cambio de consciencia respecto al rol de la persona mayor en la sociedad actual. Se desea, también, que las discusioneshechas en este artículo puedan llevar a una reflexión con relación al papel que la Lengua Española puede desempeñar en la vida de los estudiantes, ya que tiene la posibilidad de contribuir para su formación crítica y ciudadana, e, incluso, para un reconocimiento mayor de la diversidad - procesos, esos, que ocurren a lo largo de la vida de uno.
Descrição
Palavras-chave
Língua espanhola, Projeto de acessibilidade para idosos, Terceira idade, Inclusão social, Educação continuada, Diversidade, Letramento crítico
Citação
SANTOS, Bárbara Soares dos. Novas perspectivas para a terceira idade: ensino de língua espanhola como via de mão dupla entre o idoso e a comunidade universitária no Projeto LICOM/LETI-UERJ. 2018. Artigo Científico (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




