A matemática e a literatura infantil nos anos iniciais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Matemática

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A Literatura Infantil é a porta significativa para criança no mundo das letras, cuja percepção oral se projeta no interesse a decodificação daquilo que se vê e ainda é incompreensível, mas que não a impede as interpretações, apreensões e sentimentos aflorados inerentes a qualquer humano. A presente investigação teve como objetivo apresentar uma proposta de utilização da literatura infantil nos Anos Iniciais no processo de alfabetização matemática. Para desenvolver a pesquisa apoiamo-nos em investigações teóricas e pesquisas bibliográficas sobre a construção do conhecimento, alfabetismo, letramento, numeramento, valorização dos conhecimentos prévios e nas ideias de Piaget e Vygotsky. Essa proposta possibilita que o aluno participe mais ativamente do processo de aprendizagem matemática de forma lúdica, motivadora e criativa, desta forma foi elaborado e disponibilizado uma sequência de tarefas organizadas em fichas explorando o livro Maré Amarelinha na qual se mostra as possibilidades de comunicação com a matemática.

Abstract

Children's Literature is the significant gateway for children in the world of reading, their oral perception is projected on the interest of decoding that which is seen but is still incomprehensible, though it doesn't prevent the interpretations, apprehensions and blooming feelings inherent to any human being. The present research aimed to introduce a proposal about using child literature to support mathematical literacy in early years.To develop the research, we based on theoretical and bibliografical study about the construction of knowledge, literacy, numbering, the valuing of the previous knowledge and the ideas of Piaget and Vigotsky. This proposal enables the student to participate more actively on the process of mathematical learning in a playful, motivated and creative way, thus was formulated and provided a sequence of tasks organized in files exploring the book "Maré Amarelinha", on which it is shown the possibilities of communication with math.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Letramento matemático, Alfabetização matemática, Literatura infantil, Numerais

Citação

MOREIRA, Monaliza de Magalhães Rocha. A matemática e a literatura infantil nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2018.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0