O racismo como questão epistemológica: vozes silenciadas no programa de pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS-FIOCRUZ)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História da África

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente estudo se propõe a investigar como o racismo epistemológico se manifesta no Programa de Pós-Graduação em História das ciências e da Saúde por meio das atividades acadêmicas e da produção docente e discente. As metodologias adotadas são quantitativas (número de produções e eventos por categorias específicas) e qualitativas (análise teórica, discussão dos dados e aplicação de questionário aberto). As categorias utilizadas para classificar o material analisado do referido programa foram África/diáspora, escravidão, raça/racismo, análise de pensadores negros e práticas de cura e saúde. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que há sim produção acadêmica voltada para temáticas que envolvam a contribuição dos africanos para a história das ciências e da saúde, entretanto ela ainda é pouco expressiva, ocorrendo de uma forma que coloca os sujeitos negros na posição de objeto de pesquisa, mostrando que há um longo a percorrer nesse terreno, mesmo com a promulgação da Lei 10.639/03, que impõe a obrigatoriedade de se trabalhar, em todos os níveis de escolarização, conteúdos sobre a história da África e do negro no Brasil.

Abstract

The present study aims to investigate how epistemological racism manifests in the Graduate Program in History of Science and Health through academic activities and the production of faculty and students. The methodologies adopted are quantitative (number of productions and events by specific categories) and qualitative (theoretical analysis, discussion of data, and the application of an open questionnaire). The categories used to classify the analyzed material from the mentioned program were Africa/dispersion, slavery, race/racism, analysis of black thinkers, and health and healing practices. The results obtained in the research show that there is academic production focused on themes involving the contributions of Africans to the history of science and health; however, it is still quite unexpressive, occurring in a way that places black subjects in the position of research object, indicating that there is a long way to go in this area, even with the enactment of Law 10.639/03, that imposes the obligation to work on content about the history of Africa and black people in Brazil at all levels of education.

Descrição

Palavras-chave

História da África - Estudo e ensino, Racismo, Identidade racial, Memória coletiva, Branquitude, Epistemicídio

Citação

MARTINS, Ricardo de Almeida. O racismo como questão epistemológica: vozes silenciadas no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS FIOCRUZ). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História da África) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0