O encontro da criança consigo, com o outro e com o mundo a partir do meu olhar sobre mim, o outro e o mundo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estabelecer um diálogo com os encontros que as crianças vivenciam cotidianamente, mais especificamente nas escolas de infâncias, pela perspectiva da relação consigo, com o outro e com o mundo, a partir de um olhar implicado nessa relação também. Análise potencializada por ricos embasamentos teóricos da Filosofia, com as contribuições sobre o desenvolvimento da criança e sobre o estudo das emoções; da Pedagogia, com alguns autores que falam sobre a escuta, concepções de infância; e da Psicomotricidade, com as questões do corpo, suas relações e o desenvolvimento global do ser. As reflexões de alguns desses encontros foram divididas, com o objetivo de tornar visível as diferentes relações estabelecidas (consigo, com o outro e com o mundo), porém, na realidade, não existe separação, tudo está interligado. Como metodologia, além dos referenciais teóricos nas áreas citadas, houve a observação e o relato de seis situações vivenciadas na prática pedagógica, que dão forma a esse estudo. Na relação consigo o encontro com a natureza e com as emoções; na relação com o outro, o olhar que potencializa e transforma; e o mundo trazendo suas infinitas possibilidades. Questões de gênero, corpo, cultura, sociedade, família e escola costuram esse trabalho, enriquecendo ainda mais a narrativa apresentada. Poesias de Manoel de Barros, Lóris Malaguzzi e Madalena Freire iniciam os capítulos, transformando em palavras emoções e sentimentos. O desejo é que a experiência compartilhada seja uma inspiração para novos caminhos que respeitem e potencializem os saberes e fazeres das crianças.

Abstract

This study aims to establish a dialogue with the everyday experiences of children, particularly in early childhood education settings, through the lens of their relationships with themselves, with others, and with the world—while also acknowledging the author's own involvement in these interactions. The analysis is enriched by theoretical foundations from Philosophy, offering insights into child development and the study of emotions; from Pedagogy, with contributions on listening and conceptions of childhood; and from Psychomotricity, focusing on the body, its relationships, and holistic development. The reflections on some of these encounters are organized to highlight the distinct relationships (with self, with others, and with the world), though in reality, these dimensions are interconnected. Methodologically, the study draws from the theoretical frameworks mentioned and includes the observation and narration of six real-life situations from pedagogical practice that give shape to the work. The relationship with the self involves encounters with nature and emotions; with the other, a gaze that empowers and transforms; and with the world, a space of infinite possibilities. Topics such as gender, body, culture, society, family, and school weave through the narrative, enriching the discussion. Poems by Manoel de Barros, Loris Malaguzzi, and Madalena Freire open the chapters, giving poetic form to emotions and feelings. The hope is that this shared experience may inspire new educational paths that value and amplify children's knowledge and practices.

Descrição

Palavras-chave

Educação psicomotora - Estudo e ensino, Infância, Intersubjetividade, Subjetividade, Corpo

Citação

PERROTTA, Camila da Silva. O encontro da criança consigo, com o outro e com o mundo a partir do meu olhar sobre mim, o outro e o mundo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0