Corpos em relação no cotidiano da educação infantil

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

Este trabalho tem como escopo principal refletir sobre as possibilidades de contribuição da Educação Psicomotora no olhar do professor para as relações e interações entre os corpos no espaço/tempo da Educação Infantil, a partir da observação desses espaços/tempos, e de todas as significações acerca das relações entre os corpos presentes, em uma escola pública do município do Rio de Janeiro. A relevância dessa pesquisa está em olhar a complexidade dessa realidade para refletir novas formas de atuação, visando a melhoria de qualidade no processo educacional a partir do olhar psicomotor. A metodologia adotada foi a investigação bibliográfica e a pesquisa ação realizada em uma escola pública municipal do Rio de Janeiro de Educação Infantil, refletindo sobre a mesma com base nos estudos bibliográficos sobre o assunto, e tendo, como potência teórica metodológica, a concepção de devir (DELEUZE, 1992). Para tanto, foram trazidos recortes de reflexões sobre a prática extraída de um diário de bordo, produzido durante a pesquisa de campo, tecendo uma relação com as ideias de Wallon (2007), Lapierre e Aucouturier (1988), como principais teóricos, e de outros autores que contribuem para essa reflexão, que também foram utilizados no decorrer da construção dessa obra. Para entendimento da história da Educação Infantil e da Psicomotricidade, as leis brasileiras que tratam da infância e da educação, também foram analisadas, com o intuito de enriquecer o estudo e as reflexões aqui apresentadas, como também a obra de Mattos e Kabarite (2016), para entender a origem da Psicomotricidade nos estudos sobre educação. O caminho percorrido durante a pesquisa se dividiu em quatro etapas: observar, registrar e dialogar sobre a relação entre os corpos adultos e a dissociação entre o cuidar e o educar; observar, registrar, refletir e dialogar sobre os corpos infantis e suas relações entre eles; desenvolver uma reflexão acerca dos corpos infantis, sua relação com os espaços/tempo na rotina; e, por fim, pensar em novas possibilidades de atuação a partir do olhar da Psicomotricidade nas práticas observadas, tendo, como foco, as relações das crianças com seus próprios corpos, com outros corpos (de crianças ou adultos) e com o espaço em que atuam. Nessa travessia, percebi uma grande transformação pessoal e também como educadora, o que me faz buscar, a cada dia, prosseguir em busca de uma educação que compreenda o ser humano em sua totalidade.

Abstract

This study aims to reflect on the potential contributions of Psychomotor Education to how teachers perceive relationships and interactions between bodies within the space and time of Early Childhood Education. The research is based on the observation of these spaces/times and the meanings attributed to the relationships among bodies present in a public school in the city of Rio de Janeiro. The relevance of this work lies in examining the complexity of this context to propose new approaches that improve the quality of education from a psychomotor perspective. The methodology adopted included bibliographic research and action research conducted in a municipal public early childhood education school, using theoretical studies and the concept of becoming (Deleuze, 1992) as methodological foundations. Observations from the field were recorded in a research journal and analyzed through the lens of theorists such as Wallon (2007), Lapierre and Aucouturier (1988), among others. Brazilian laws related to childhood and education were also examined to contextualize the historical development of Early Childhood Education and Psychomotor Education, along with contributions from Mattos and Kabarite (2016). The research unfolded in four stages: observing, recording, and discussing adult body relations and the division between care and education; observing and reflecting on children's bodies and their peer interactions; analyzing children’s relationships with space and time within the routine; and finally, proposing new pedagogical possibilities informed by psychomotor insights. Throughout this journey, the author experienced a personal and professional transformation, reinforcing a commitment to an educational practice that embraces the human being in their entirety.

Descrição

Palavras-chave

Educação psicomotora - Estudo e ensino, Educação infantil, Corpo, Interação social, Práticas pedagógicas

Citação

MOTA, Cleide Ramos da. Corpos em relação no cotidiano da Educação Infantil.2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.

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