O ensino de história através dos memes: um estudo de caso a partir da Era Vargas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Os memes são um fenômeno contemporâneo virtual, que apresentam, através do humor, possibilidades didáticas para se tratar a História na sala de aula. Afim de integrar meme e História, a presente pesquisa traz a Era Vargas (1930- 1954) como período delimitador, tendo em vista que este período é de grande importância para a História do Brasil e gera interesse até hoje. Assim, a pesquisa analisa os memes e seu contexto histórico, bem como traz um panorama acerca da Era Vargas. Por fim, oferece propostas de sequências didáticas que deem conta da junção de tais conceitos. Portanto, esta pesquisa objetiva pensar e propor uma relação entre História, sala de aula e o uso dos memes, selecionando o período da Era Vargas como norteador da discussão.

Abstract

Memes are a virtual contemporary phenomenon and they present, through humor, didactic possibilities to approach History in the classroom. In order to integrate meme and history, the present research brings Vargas Era (1930-1954) as a delimiting period since this period is of great importance for the History of Brazil and generates interest until today. Thus, the research analyzes the memes and their historical context, as well as brings a panorama about the Vargas Era. Finally, it presents proposals of didactic sequences that reach the combination of such concepts. Therefore, this research aims to think and propose a relationship between History, classroom and the use of memes, selecting the period of the Vargas Era as the guide of the discussion.

Descrição

Palavras-chave

Vargas, Getúlio 1882-1954, História, Memes, Produção de sentido, Letramento digital

Citação

DUARTE, Ana Carolyna Maia. O Ensino de História através dos memes: Um estudo de caso a partir da Era Vargas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0