O ensino de história através dos memes: um estudo de caso a partir da Era Vargas
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Os memes são um fenômeno contemporâneo virtual, que apresentam, através do humor, possibilidades didáticas para se tratar a História na sala de aula. Afim de integrar meme e História, a presente pesquisa traz a Era Vargas (1930- 1954) como período delimitador, tendo em vista que este período é de grande importância para a História do Brasil e gera interesse até hoje. Assim, a pesquisa analisa os memes e seu contexto histórico, bem como traz um panorama acerca da Era Vargas. Por fim, oferece propostas de sequências didáticas que deem conta da junção de tais conceitos. Portanto, esta pesquisa objetiva pensar e propor uma relação entre História, sala de aula e o uso dos memes, selecionando o período da Era Vargas como norteador da discussão.
Abstract
Memes are a virtual contemporary phenomenon and they present, through humor, didactic possibilities to approach History in the classroom. In order to integrate meme and history, the present research brings Vargas Era (1930-1954) as a delimiting period since this period is of great importance for the History of Brazil and generates interest until today. Thus, the research analyzes the memes and their historical context, as well as brings a panorama about the Vargas Era. Finally, it presents proposals of didactic sequences that reach the combination of such concepts. Therefore, this research aims to think and propose a relationship between History, classroom and the use of memes, selecting the period of the Vargas Era as the guide of the discussion.
Descrição
Palavras-chave
Vargas, Getúlio 1882-1954, História, Memes, Produção de sentido, Letramento digital
Citação
DUARTE, Ana Carolyna Maia. O Ensino de História através dos memes: Um estudo de caso a partir da Era Vargas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




