O homem mito Paulo da Portela e o ensino de história: o debate das tradições culturais afro-brasileiras em sala de aula por meio da biografia histórica
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História da África
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O trabalho buscou compreender a importância da figura pessoal e política de Paulo da Por tela para a nacionalização do samba. A pesquisa se fundamentou em torno de conceitos como mito, ancestralidade e sagrado dentro de uma visão afro-referenciada. E de agência, escola de samba, classe, hegemonia, intelectual orgânico, cultura de encruzilhada e memó ria, que são abordados pelos seguintes autores: Micea Eliade, Flávio Gomes, Stuart Hall, Guilherme de Faria Motta, Eduardo P. Thompson, Antonio Gramsci, Felipe Areda e Michael Pollack. A metodologia da pesquisa se desenvolveu baseado nas canções de autoria e em homenagem a Paulo da Portela, nas fotografias e nos noticiários de jornal sobre Paulo da Portela. O trabalho tem como base ressaltar, por meio da biografia histórica de Paulo da Portela, como o sambista agiu em pró da inclusão das tradições culturais afro-brasileiras na cultura nacional em meio ao Estado autoritário varguista. E assim possibilitou a integração social da população empobrecida negra dos subúrbios e favelas cariocas, através da oficialização das escolas de samba.
Abstract
The study sought to understand the importance of Paulo da Portela's personal and political figure for the nationalization of samba. The research was based on concepts such as myth, ancestry and sacredness within an Afro-referenced perspective. It also focused on agency, samba school, class, hegemony, organic intellectual, crossroads culture and memory, which are addressed by the following authors: Micea Eliade, Flávio Gomes, Stuart Hall, Guilherme de Faria Motta, Eduardo P. Thompson, Antonio Gramsci, Felipe Areda and Michael Pollack. The research methodology was developed based on songs written by and in homage to Paulo da Portela, photographs and newspaper reports about Paulo da Portela. The study aims to highlight, through Paulo da Portela's historical biography, how the samba singer acted in favor of the inclusion of Afro-Brazilian cultural traditions in national culture amid the authoritarian Vargas State. And thus it made possible the social integration of the impoverished black population of the suburbs and favelas of Rio, through the officialization of samba schools.
Descrição
Palavras-chave
Paulo, da Portela, 1901-1949, História da África - Estudo e ensino, Cultura afro-brasileira
Citação
PÊGAS, Karen Garcia. O homem mito Paulo da Portela e o ensino de história: o debate das tradições culturais afro-brasileiros em sala de aula, por meio da biografia histórica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História da África) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




