O cineclube em movimento : reflexões sobre o uso do audiovisual como ferramenta política e didático-pedagógica na escola básica
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Abstract
This work aims to reflect on the perception of students in the construction and participation in the Cinema Club 'Cinema and Oppressions' of the Lincoln Bicalho Roque Sociology Laboratory at Colégio Pedro II (CPII) - São Cristóvão III Campus (SCIII). To carry out this research, a participant observation was conducted with the project team, consisting of a teacher and six students, and the practices and documents produced by the group in 2017 were analyzed. In addition, qualitative interviews with a predefined script, composed of open-ended questions, were adopted in an attempt to unveil the perception of the students, members of the project team, and the audience of the Cinema Club, regarding the themes: origin and social trajectory, relationship with the cinema club, and with the school. In this investigation, the cinema club is perceived as a playful and critical learning space, based on dialogue between the individuals. In another direction, the classroom is largely understood as a space where the monologue of the teacher is observed. The Cineclub is a space where knowledge is produced collectively with educators and students. It is an experience of encountering other aesthetic and political languages, of collective exchanges about films, distinct worldviews, debates on important and current social themes. It is a space for critical experience, which opens up new possibilities for teaching-learning, based on the relationship of otherness. A space that constitutes itself as a participatory and autonomous pedagogy, which recognizes the worldview of each individual as relevant for the construction of knowledge.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a percepção dos(as) estudantes na construção e participação no Cineclube “Cinema e Opressões” do Laboratório de Sociologia Lincoln Bicalho Roque, do Colégio Pedro II (CPII) - Campus São Cristóvão III (SCIII). Para a realização desta pesquisa, buscou-se efetuar uma observação participante com a equipe do projeto, formada por um professor e seis estudantes, e analisar as práticas e os documentos produzidos pelo grupo no ano de 2017. Além disso, adotou-se o método de entrevistas qualitativas com roteiro pré-definido, composto por perguntas abertas, na tentativa de desvelar a percepção dos(as) estudantes, membros da equipe do projeto e público do Cineclube, sobre os temas: origem e trajetória social, relação com o cineclube e com o colégio. Nesta investigação, percebe-se o cineclube como um lugar lúdico e crítico de aprendizagem, baseado no diálogo entre os sujeitos. Em outra direção, compreende-se a sala de aula, em grande parte, como um espaço onde se observa o monólogo do(a) professor(a). O Cineclube é um espaço onde o conhecimento se produz coletivamente com educador(a) e educandas(os). É uma experiência de encontro com outras linguagens estéticas e políticas, de trocas coletivas sobre os filmes, percepções de mundo distintas, debates sobre temáticas importantes e atuais da sociedade. É um espaço de experiência crítica, que abre para novas possibilidades de ensino-aprendizagem, pautadas na relação de alteridade. Um espaço que se constitui como uma pedagogia participativa e autônoma, que reconhece a percepção de mundo de cada sujeito como relevante para a construção do conhecimento.
Descrição
Palavras-chave
Ciências sociais - Estudo e ensino, Cinema na educação, Diálogos
Citação
PIMENTA, Vítor Gonçalves. O cineclube em movimento: reflexões sobre o uso do audiovisual como ferramenta política e didático-pedagógica na escola básica. 2019. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.
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