A visão do sentido e o sentido da visão na educação inclusiva: dinamizando o gênero discursivo conto em uma sala de aula de língua espanhola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Espanhol

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta monografia busca promover uma reflexão sobre a educação inclusiva, em especial, a dos deficientes visuais (DVs) a partir da elaboração de duas dinâmicas de compreensão leitora com o gênero discursivo conto em língua espanhola. A pesquisa foi aplicada em um grupo de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental da Educação Básica, do Colégio Pedro II, Campus Tijuca II. Teve como objetivo perceber como esses alunos lidam com a questão da inclusão social dos DVs em seu ambiente escolar. Para tanto, elaboramos e aplicamos duas dinâmicas de compreensão leitora, com a finalidade de trabalhar a leitura por meio do gênero discursivo conto, também sob a ótica do deficiente visual. Tomamos como embasamento teórico os apontamentos de Kleiman (2001, 2014) no que tange ao conceito de leitura; como subsídio ao conceito de gênero discursivo, apoiamo-nos em Bakhtin (2003). Para discorrer sobre a educação inclusiva, valemo-nos da Declaração de Salamanca (1994), da contribuição teórica de Masini (1993) e de Campos, Sá e Silva (2007). Igualmente, ancoramo-nos nos documentos de bases educacionais PCN-EF de língua estrangeira (1998) e os PCN (1998) direcionados à educação inclusiva. Com o trabalho realizado, constatamos a produtividade na elaboração de atividades que discutam questões sobre a educação inclusiva e ratificamos, ainda, a necessidade de que essas temáticas sejam debatidas e trabalhadas nas salas de aula de toda a Educação Básica, sobretudo nas aulas de língua estrangeira.

Abstract

This monograph seeks to promote a reflection on inclusive education, especially the visually impaired (DVs), based on the elaboration of two reading comprehension dynamics with the discursive genre in the Spanish language. The research was applied in a group of seventh-year primary school students of the Pedro II College, Campus Tijuca II. It aimed to understand how these students deal with the issue of social inclusion of DVs in their school environment. For that, we elaborate and apply two dynamics of reading comprehension, with the purpose of working the reading through the discursive genre, also under the optics of the visually impaired. We take as theoretical basis the notes of Kleiman (2001, 2014) regarding the concept of reading; as a subsidy to the concept of discursive gender, we rely on Bakhtin (2003). To discuss inclusive education, we use the Salamanca Declaration (1994), the theoretical contribution of Masini (1993) and Campos, Sá e Silva (2007). Likewise, we are anchored in the documents of educational bases PCN-EF of foreign language (1998) and the PCN (1998) directed to the inclusive education. With the work done, we verified the productivity in the elaboration of activities that discuss issues about inclusive education, and we also ratify the need for these themes to be debated and worked in the classrooms of all Basic Education, especially in foreign language classes .

Resumen

Esta monografía busca promover una reflexión sobre la educación inclusiva, en especial, la de los deficientes visuales (DVs) a partir de la elaboración de dos dinámicas de comprensión lectora con el género discursivo cuento en lengua española. La investigación fue aplicada en un grupo de alumnos del séptimo año de la Enseñanza Fundamental de la Educación Básica, del Colegio Pedro II, Campus Tijuca II. Se tuvo como objetivo percibir cómo estos alumnos se ocupan de la inclusión social de los DV en su ambiente escolar. Para ello, elaboramos y aplicamos dos dinámicas de comprensión lectora, con la finalidad de trabajar la lectura por medio del género discursivo cuento, también bajo la óptica del deficiente visual. Tomamos como base teórica los apuntes de Kleiman (2001, 2014) en lo que se refiere al concepto de lectura; como subsidio al concepto de género discursivo, nos apoyamos en Bakhtin (2003). Para discurrir sobre la educación inclusiva, nos valemos de la Declaración de Salamanca (1994), de la contribución teórica de Masini (1993) y de Campos, Sá e Silva (2007). Igualmente, nos anclamos en los documentos de bases educativas PCN-EF de lengua extranjera (1998) y los PCN (1998) dirigidos a la educación inclusiva. Con el trabajo realizado, constatamos la productividad en la elaboración de actividades que discutan cuestiones sobre la educación inclusiva y ratificamos, además, la necesidad de que esas temáticas sean debatidas y trabajadas en las aulas de toda la Educación Básica, sobre todo en las clases de lengua extranjera.

Descrição

Palavras-chave

Língua espanhola, Educação inclusiva, Compreensão na leitura, Gêneros discursivos, Análise do discurso, Deficientes visuais, Letramento crítico

Citação

SANTOS, Renata Gonçalves dos. A visão do sentido e o sentido da visão na educação inclusiva: dinamizando o gênero discursivo conto em uma sala de aula de língua espanhola. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0