Cantando, brincando e ouvindo histórias: o lúdico no ensino-aprendizagem de espanhol para crianças
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Espanhol
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho tem por objetivo uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da língua espanhola por meio do lúdico, para crianças do 1º e 2º ciclos (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, com base em autores consagrados na área da psicopedagogia como Piaget, Vygotsky, Wallon e Fröbel. O estudo das teorias da aprendizagem desses autores propiciou uma maior compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo/emocional, físico e social da criança. O trabalho está respaldado também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), em sua perspectiva sociointeracional e interdisciplinar, nos objetivos de formação cidadã contidos em seu texto e na teoria de Krashen, acerca da aquisição da segunda língua através de input, de forma natural, semelhante à aquisição da língua materna. Contamos ainda com a contribuição de Gardner, com sua teoria das inteligências múltiplas, que permite ao docente ter uma visão ampliada do conceito de inteligência e das peculiaridades de cada educando em sua forma de aprender. As experiências de Boéssio (2010) e Pinto (2017) com o ensino de línguas estrangeiras para crianças contribuíram de forma significativa para o estudo do tema e para a elaboração de atividades lúdicas para o ensino do espanhol para crianças.
Resumen
Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la enseñanza-aprendizaje de la lengua española a través de lo lúdico, para niños de los 1º y 2º ciclos(1º al 5º año) de la Enseñanza Fundamental, basado en autores consagrados en el área de la psicopedagogía como Piaget, Vygotsky, Wallon y Fröbel. El estudio de las teorías de aprendizaje de estos autores proporcionó una mayor comprensión del desarrollo cognitivo, afectivo/emocional, físico y social del niño. El trabajo también está respaldado en los Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), en su perspectiva, sociointeraccional e interdisciplinaria, en los objetivos de formación ciudadana contenida en su texto y en la teoría de Krashen, sobre la adquisición de la segunda lengua a través de input, de forma natural, semejante a la adquisición de la lengua materna. Tenemos también la contribución de Gardner, con su teoría de inteligencias múltiples, que permite al docente tener una visión más amplia del concepto de inteligencia y las peculiaridades de cada alumno en su forma de aprendizaje. Las experiencias de Boéssio (2010) y Pinto (2017) con la enseñanza de lengua extranjera para los niños contribuyeron significativamente al estudio del tema y a la elaboración de actividades lúdicas para la enseñanza del español para niños.
Descrição
Palavras-chave
Língua espanhola, Atividades lúdicas, Inteligências múltiplas, Aprendizagem cognitiva, Desenvolvimento infantil, Epistemologia, Educação teoria, Inteligências múltiplas, Ensino fundamental
Citação
CANÁRIO, Maria Goreti Martinez. Cantando, brincando, ouvindo histórias: o lúdico no ensino-aprendizagem de espanhol para crianças. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




