Cantando, brincando e ouvindo histórias: o lúdico no ensino-aprendizagem de espanhol para crianças

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

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Especialização em Ensino de Espanhol

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

Este trabalho tem por objetivo uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da língua espanhola por meio do lúdico, para crianças do 1º e 2º ciclos (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, com base em autores consagrados na área da psicopedagogia como Piaget, Vygotsky, Wallon e Fröbel. O estudo das teorias da aprendizagem desses autores propiciou uma maior compreensão do desenvolvimento cognitivo, afetivo/emocional, físico e social da criança. O trabalho está respaldado também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), em sua perspectiva sociointeracional e interdisciplinar, nos objetivos de formação cidadã contidos em seu texto e na teoria de Krashen, acerca da aquisição da segunda língua através de input, de forma natural, semelhante à aquisição da língua materna. Contamos ainda com a contribuição de Gardner, com sua teoria das inteligências múltiplas, que permite ao docente ter uma visão ampliada do conceito de inteligência e das peculiaridades de cada educando em sua forma de aprender. As experiências de Boéssio (2010) e Pinto (2017) com o ensino de línguas estrangeiras para crianças contribuíram de forma significativa para o estudo do tema e para a elaboração de atividades lúdicas para o ensino do espanhol para crianças.

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la enseñanza-aprendizaje de la lengua española a través de lo lúdico, para niños de los 1º y 2º ciclos(1º al 5º año) de la Enseñanza Fundamental, basado en autores consagrados en el área de la psicopedagogía como Piaget, Vygotsky, Wallon y Fröbel. El estudio de las teorías de aprendizaje de estos autores proporcionó una mayor comprensión del desarrollo cognitivo, afectivo/emocional, físico y social del niño. El trabajo también está respaldado en los Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), en su perspectiva, sociointeraccional e interdisciplinaria, en los objetivos de formación ciudadana contenida en su texto y en la teoría de Krashen, sobre la adquisición de la segunda lengua a través de input, de forma natural, semejante a la adquisición de la lengua materna. Tenemos también la contribución de Gardner, con su teoría de inteligencias múltiples, que permite al docente tener una visión más amplia del concepto de inteligencia y las peculiaridades de cada alumno en su forma de aprendizaje. Las experiencias de Boéssio (2010) y Pinto (2017) con la enseñanza de lengua extranjera para los niños contribuyeron significativamente al estudio del tema y a la elaboración de actividades lúdicas para la enseñanza del español para niños.

Descrição

Palavras-chave

Língua espanhola, Atividades lúdicas, Inteligências múltiplas, Aprendizagem cognitiva, Desenvolvimento infantil, Epistemologia, Educação teoria, Inteligências múltiplas, Ensino fundamental

Citação

CANÁRIO, Maria Goreti Martinez. Cantando, brincando, ouvindo histórias: o lúdico no ensino-aprendizagem de espanhol para crianças. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

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