Gênero publicidade e ensino de espanhol: Um olhar sobre a construção da imagem feminina em anúncios de cerveja
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Espanhol
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre a temática da imagem da mulher em anúncios publicitários de cerveja. De acordo com o propósito de contribuir para a construção de práticas de ensino-aprendizagem de espanhol contextualizadas, apresenta uma produção didática para alunos de ensino médio, a partir de uma perspectiva discursiva (BAKHTIN, 2003; MAINGUENEAU, 2003; LOPESROSSI, 2011), com base no trabalho com os gêneros publicidade e notícia. As atividades propostas têm como finalidade o desenvolvimento de habilidades de interpretação e de produção dos gêneros em tela a partir do reconhecimento de suas características e de seus propósitos comunicativos. De um ponto de vista mais amplo, pretende-se despertar nos alunos a consciência acerca de seu papel em sociedade a fim de que possam se posicionar de forma crítica com relação à difusão de preconceitos e estereótipos imputados à mulher.
Resumen
Este proyecto tiene como objetivo promover una reflexión sobre la temática de la imagen de la mujer en anuncios publicitarios de cerveza. De acuerdo con el propósito de contribuir para la construcción de prácticas de enseñanza y aprendizaje de español contextualizadas, presenta una producción didáctica para alumnos de la enseñanza media, a partir de una perspectiva discursiva (BAKHTIN, 2003; MAINGUENEAU, 2003; LOPES-ROSSI, 2011), con base en el trabajo con los géneros publicidad y noticia. Las actividades propuestas tienen como finalidad el desarrollo de habilidades de interpretación y de producción de los géneros seleccionados a partir del reconocimiento de sus características y de sus propósitos comunicativos. Desde un punto de vista más amplio, se pretende despertar en los alumnos la conciencia acerca de su papel en sociedad a fin de que puedan posicionarse de manera crítica con relación a la difusión de prejuicios y estereotipos sobre la mujer.
Descrição
Palavras-chave
Língua espanhola, Gêneros discursivos, Imagem corporal em mulheres, Publicidade, Análise do discurso, Preconceitos, Ensino médio, Letramento crítico, Atividades didáticas, Representatividade
Citação
CAMPOS, Gláucia Renata Nascimento da Silva. Gênero publicidade e ensino de espanhol: Um olhar sobre a construção da imagem feminina em anúncios de cerveja. 2018. Artigo Científico (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


