A inclusão e a psicomotricidade na educação infantil: um estudo de revisão
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação Psicomotora
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Esta pesquisa tem objetivo analisar como os conceitos de inclusão e Psicomotricidade são abordados em produções científicas nacionais que versam sobre a Educação Infantil, no período compreendido entre 2008 e 2018. Utilizou-se como metodologia um estudo de revisão bibliográfica realizado em dois bancos de dados on-line: o Banco de Teses e Dissertações da Capes e o Portal de Periódicos Capes. As referências selecionadas foram analisadas em diálogo com a literatura específica e organizadas considerando: (1) o ano e local de publicação; (2) os objetivos do trabalho; (3) a abordagem metodológica; (4) as referências base para definir inclusão; (5) as referências base para definir psicomotricidade; e (6) as contribuições para o ensino na Educação Infantil. Entre os resultados encontrados, observou-se escassez na literatura pesquisada quando se considera a relação entre os temas inclusão, Psicomotricidade e Educação Infantil. A maioria dos trabalhos analisados aborda o conceito de inclusão sob o ponto de vista do atendimento à pessoa com deficiência. Também foi observada a escassez de pesquisas que abordem a inclusão sob um ponto de vista mais amplo, no contexto da Educação Infantil, e que utilizem a Psicomotricidade como instrumento pedagógico para o desenvolvimento global da criança e atenda à demanda de todos os alunos. Neste sentido, conclui-se que é necessário um investimento maior dos pesquisadores em estudos e publicações acerca desses assuntos, visando à reestruturação da escola.
Abstract
This research aims to analyze how the concepts of inclusion and Psychomotricity are addressed in national scientific productions that mention Early Childhood Education in the period between 2008 and 2018. The methodology of reviews' bibliographic was carried out in two databases online: the Capes Thesis and Dissertations Bank and the Capes Newspaper Portal. The selected references were analyzed in dialogue with the specific literature and organized considering: (1) the year and place of publication; (2) the objectives of the work; (3) the methodological approach; (4) the base references to define inclusion; (5) the base references to define Psychomotricity; and (6) contributions to teaching in Early Childhood Education. Among the results found, was observed a scarcity in the researched literature when considering the relationship between the inclusion, Psychomotricity, and Early Childhood themes. Most studies analyzed deals with the concept of inclusion from the point of view of care for people with disabilities. The shortage of research that addresses inclusion from a broader perspective in the context of Early Childhood Education, and that use Psychomotricity as a pedagogical instrument for the overall development of the child, and that meets the demand of all students, was also observed. In this sense, it is concluded that a greater investment of researchers in studies and publications on these subjects is necessary, aiming at the restructuring of the school.
Descrição
Palavras-chave
Educação psicomotora, Educação infantil, Inclusão escolar, Diversidade, Desenvolvimento infantil
Citação
SILVA, Marcelly Bispo Pereira da. A inclusão e a Psicomotricidade na Educação Infantil: um estudo de revisão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.
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