Porões invisíveis: lugares de memória da ditadura civil militar no Rio de Janeiro e desafios para a educação em Direitos Humanos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho procura abordar desafios enfrentados pelos professores no ensino sobre o período da ditadura civil militar brasileira (1964-1985) nas aulas de História, sob a perspectiva dos direitos humanos. O texto delineia a urgência dessa questão, levando em conta 1. a ascensão de um discurso ultraconservador na atualidade, com forte eco na escola; 2. o trânsito entre conhecimentos estabelecidos em áreas de fronteira, a saber: história e ensino de história; memória, narrativa e testemunho; lugares de memória e patrimônio; justiça, verdade e temas sensíveis; direitos humanos e cidadania. Propomos numa segunda etapa uma sequência didática problematizadora que estimule a aplicação dos conceitos abordados no processo de ensino-aprendizagem na educação básica.

Abstract

This study aims to address the challenges faced by teachers when teaching the period of the Brazilian civil-military dictatorship (1964–1985) in History classes, from a human rights perspective. The text outlines the urgency of this issue by considering: (1) the rise of an ultraconservative discourse in contemporary society, which strongly echoes within schools; and (2) the intersection of established knowledge across border areas, namely: history and history education; memory, narrative, and testimony; sites of memory and heritage; justice, truth, and sensitive topics; human rights and citizenship. In a second phase, the paper proposes a problem-based didactic sequence designed to encourage the application of the discussed concepts in the teaching and learning process within basic education.

Descrição

Palavras-chave

História - Estudo e ensino, Ditadura militar (1964-1985), Direitos humanos, Memória, Cidadania

Citação

ÁVILA, Vinícius. Porões invisíveis - Lugares de memória da ditadura civil militar no Rio de Janeiro e desafios para a educação em Direitos Humanos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, PróReitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0