Porões invisíveis: lugares de memória da ditadura civil militar no Rio de Janeiro e desafios para a educação em Direitos Humanos
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Este trabalho procura abordar desafios enfrentados pelos professores no ensino sobre o período da ditadura civil militar brasileira (1964-1985) nas aulas de História, sob a perspectiva dos direitos humanos. O texto delineia a urgência dessa questão, levando em conta 1. a ascensão de um discurso ultraconservador na atualidade, com forte eco na escola; 2. o trânsito entre conhecimentos estabelecidos em áreas de fronteira, a saber: história e ensino de história; memória, narrativa e testemunho; lugares de memória e patrimônio; justiça, verdade e temas sensíveis; direitos humanos e cidadania. Propomos numa segunda etapa uma sequência didática problematizadora que estimule a aplicação dos conceitos abordados no processo de ensino-aprendizagem na educação básica.
Abstract
This study aims to address the challenges faced by teachers when teaching the period of the Brazilian civil-military dictatorship (1964–1985) in History classes, from a human rights perspective. The text outlines the urgency of this issue by considering: (1) the rise of an ultraconservative discourse in contemporary society, which strongly echoes within schools; and (2) the intersection of established knowledge across border areas, namely: history and history education; memory, narrative, and testimony; sites of memory and heritage; justice, truth, and sensitive topics; human rights and citizenship. In a second phase, the paper proposes a problem-based didactic sequence designed to encourage the application of the discussed concepts in the teaching and learning process within basic education.
Descrição
Palavras-chave
História - Estudo e ensino, Ditadura militar (1964-1985), Direitos humanos, Memória, Cidadania
Citação
ÁVILA, Vinícius. Porões invisíveis - Lugares de memória da ditadura civil militar no Rio de Janeiro e desafios para a educação em Direitos Humanos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, PróReitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.
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