Tintas Negras em quadros brancos: arte africana e afrodiaspórica no combate ao racismo epistêmico no Ensino de História

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)

Local

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem por objetivos relatar, analisar e propor mobilizações de arte africana e afrodiaspórica para o combate do racismo epistêmico no Ensino de História. Essa pesquisa tem como princípio as práticas pedagógicas do autor realizadas com turmas do 1º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRJ no ano de 2018. Dessa maneira, o objeto do estudo se centra na experiência pedagógica de uso de arte africana e afrodiaspórica contemporânea no ensino de História da África (séc. X – XV) e história da Europa no que tange o Renascimento Cultural Europeu (séc. XV – XVI) em conformidade com o estabelecido pelas leis 10.639/03 e 11.645/08. A análise dessa experiência escolar tem como plataforma teórica-metodológica conceitos e ideias oriundos de estudos antirracistas, produzidos principalmente por intelectuais negros e negras no Brasil, e do programa decolonial ligado ao grupo latino-americano “Modernidade/Colonialidade”. O trabalho se estrutura numa tríade composta de relato de experiência, análise teórica e proposição pedagógica, visto que essa produção se constrói à princípio nos espaços de educação básica e é voltado para os mesmos lugares. Enquanto resultados, o processo de pesquisa conseguiu evidenciar por meio da produção discente escrita e imagética que a mobilização de arte africana e afrodiaspória contribui para a denúncia do racismo na produção de conhecimento e arte, torna visível o protagonismo negro nessas áreas por meio da estética e impacta na subjetividade de educandos com destaque para os estudantes negros e negras.

Abstract

This paper aims to report, analyze and propose mobilizations of African and afrodiasporic art to combat epistemic racism in History Teaching. This research has as its principle the pedagogical practices of the author conducted with classes of the first year of high school of the Federal University of Rio de Janeiro’s School of Application in 2018. Thus, the object of the study focuses on the pedagogical experience of using african and afrodiasporic contemporary art in the teaching of African History (10th - 15th century) and European History regarding the European Cultural Renaissance (15th - 16th century) in accordance with brazilian laws 10.639/03 and 11.645/08. The analysis of this school experience has as its theoretical and methodological concepts and ideas from anti-racist studies, produced mainly by black intellectuals in Brazil, and from the decolonial program linked to the Latin American group “Modernidade/Colonialidade”. The work is structured in a triad composed of experience report, theoretical analysis and pedagogical proposition. The paper is built at first in the spaces of basic education and is focused to the same places. As results, the research process was able to show through the report and image produces by student that the mobilization of african and afrodiasporic art contributes to the denunciation of racism in the production of knowledge and art, makes visible the black protagonism in these areas through aesthetics and impacts on the subjectivity of students, especially of black students.

Descrição

Palavras-chave

Relações étnico-raciais - Estudo e ensino, História, Estética negra, Interculturalidade

Citação

PINTO, Jacques Ferreira. Tintas negras em quadros brancos: arte africana e afrodiaspórica no combate ao racismo epistêmico no Ensino de História. 2019. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0