O uso da música nas aulas de Espanhol: um recurso didático para a construção do pensamento crítico e da cidadania na educação básica
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Espanhol
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho tem como objetivo propor atividades que provêm da música como um recurso didático nas aulas de espanhol como língua estrangeira, partindo de referenciais teóricos que contribuam para a prática docente. Baseando-nos em Soares (2009), Baptista (2010), Goettenauer (2016), Bakhtin (2003) e Rojo e Barbosa (2015), refletimos sobre o conceito de letramento e dos gêneros discursivos para o desenvolvimento do pensamento crítico e da cidadania dos alunos da Educação Básica. Além disso, abordamos a importância da música no processo de ensino-aprendizagem de espanhol. Para atingir este propósito, elaboramos uma proposta didática como forma de subsídio aos docentes, conforme os estudos de Solé (1992) e Moreno e Alix (2007). Assim, esperamos que novos caminhos sejam traçados para atividades que utilizem a música enquanto gênero discursivo, pois se faz necessário que os alunos adotem uma postura crítica perante os textos que circulam na sociedade.
Resumen
Este trabajo tiene como objetivo proponer actividades que provienen de la música como un recurso didáctico en las clases de español como lengua extranjera, basadas en referencias teóricas que contribuyen en la práctica docente. Con base en Soares (2009), Baptista (2010), Goettenauer (2016), Bakhtin (2003) y Rojo y Barbosa (2015), reflexionamos sobre el concepto de literacidad y de los géneros discursivos para el desarrollo del pensamiento crítico y de la ciudadanía de los estudiantes de la Educación Básica. Además, abordamos la importancia de la música en el proceso de enseñanza y aprendizaje del español. Para lograr este propósito, elaboramos una propuesta didáctica como una forma de subsidio a los docentes, según los estudios de Solé (1992) y Moreno y Alix (2007). Por lo tanto, esperamos que se tracen nuevos caminos hacia actividades que usen la música como género discursivo, pues se hace necesario que los estudiantes adopten una actitud crítica hacia los textos que circulan en la sociedad.
Descrição
Palavras-chave
Língua espanhola, Música, Letramento crítico, Formação docente, Práticas pedagógicas, Interdisciplinaridade, Arte na educação, Análise do discurso
Citação
PIRES, Sabrina de Sá Delgado. O uso da música nas aulas de espanhol: um recurso didático para a construção do pensamento crítico e da cidadania na educação básica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




