Análise da implantação da disciplina educação ambiental no curso técnico integrado em Meio Ambiente do Colégio Pedro II- Campus São Cristóvão III/RJ

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

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Rio de Janeiro

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Resumo

A incorporação da Educação Ambiental (EA) nos currículos escolares é obrigatória, segundo documentos curriculares como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), as quais preconizam uma abordagem interdisciplinar e transversal da temática. A pesquisa se utilizou de uma abordagem qualitativa, na modalidade do estudo de caso e apresentou como objetivo geral analisar a implantação da disciplina Educação Ambiental em um Curso Técnico em Meio Ambiente. Buscou-se investigar a efetiva incorporação da EA em um curso direcionado para a formação de profissionais na área ambiental, compreender os motivos envolvidos na criação da disciplina e os sentidos de EA mobilizados nos documentos curriculares do curso e nos discursos da coordenadora do curso e da professora ministrante da disciplina. Utilizou-se a Análise de Discurso (AD) como referencial teórico-metodológico, a qual contribuiu para a busca da compreensão dos sentidos de EA mobilizados nesses diferentes discursos e a relação com as condições de produção dos mesmos. Realizou-se, primeiramente, a análise dos documentos curriculares do curso técnico e, posteriormente, entrevistas com a coordenadora do curso e com a professora ministrante da disciplina. Também foi feita a aplicação de um questionário à professora alguns meses após o início das aulas. Apesar da hibridização de sentidos de EA mobilizados nos discursos analisados, verificou-se como predominantes os sentidos de EA voltada para o conservacionismo e para a sustentabilidade, associando-se à essa predominância as condições de produção desses discursos, tendo em vista que o curso técnico teria por objetivo a formação de profissionais para o mercado de trabalho. Compreendeu-se que a abordagem da temática no currículo da disciplina também sofre influência de sentidos de EA mais voltados para aspectos ecológicos, mobilizados nos discursos da coordenadora do curso e da professora ministrante, os quais podem ser atribuídos ao contexto de formação delas. Acredita-se que essa pesquisa possa contribuir para proporcionar uma reflexão no intuito de ampliar as formações discursivas de profissionais da educação quanto à temática, e, no caso dos docentes da área de Ciências Biológicas, ampliá-las para além dos aspectos ecológicos. Para contribuir para a ocorrência dessas mudanças é necessário que iniciativas sejam tomadas no âmbito de políticas públicas. Adicionalmente, o incentivo a atividades interdisciplinares na formação docente também pode contribuir para a implantação da EA de forma transversal. Reconhece se a complexidade da temática, sendo prevista nos documentos curriculares oficiais com abordagem interdisciplinar e transversal. Verificou-se, entretanto, nos discursos da professora ministrante, dificuldades em contemplar essa abordagem no âmbito da disciplina de EA. Tendo em vista essas dificuldades, ratificadas por estudos que destacam os desafios encontrados para abordar a temática multi ou interdisciplinarmente, conclui-se que a implantação de uma disciplina específica pode ser importante para a abordar a EA dentro de um curso que forma técnicos em Meio Ambiente.

Abstract

The incorporation of Environmental Education (EE) in school curricula is mandatory, according to curricular documents such as the National Curriculum Guidelines for Environmental Education (DCNEA), which advocate an interdisciplinary and transversal approach to the subject. The research adopted a qualitative approach, classified as a case study. The general objective was to analyze the implementation of the Environmental Education discipline in a secondary level technical education in environmental studies. The research goal was to investigate the effective incorporation of EE in a course which aims to train professionals in environmental studies. Another goal was to understand the reasons involved in the implementation of the discipline and the meanings about EE mobilized in the curricular documents of the course and in the discourses of the course coordinator and the teacher lecturer of the discipline. Discourse Analysis (AD) was used as a theoretical-methodological framework, which contributed to the search for understanding the meanings of EE mobilized in these different discourses and the relationship with their production conditions. First, the analysis of the curricular documents of the technical course was carried out and, later, interviews with the course coordinator and the teacher of the course were conducted. A questionnaire was also applied to the teacher a few months after the beginning of the classes. Despite the hybridization of meanings of EE mobilized in the discourses, it was found that the meanings of EE focused on conservationism and sustainability were predominant. This predominance may be associated to the conditions of production of these discourses, considering that the technical course would aim to train professionals for the labor market. It was understood that the approach of the subject in the curriculum of the subject is also influenced by meanings of EE more focused on ecological aspects, mobilized in the discourses of the course coordinator and the teaching teacher, which can be attributed to their training context. This research may contribute to provide a reflection in order to broaden the discursive formations of education professionals on the subject, and, in the case of teachers in the field of Biological Sciences, broaden their discursive formations beyond the ecological aspects. To foster these changes, initiatives need to be taken within the scope of public policies. Additionally, encouraging interdisciplinary activities in teacher education can also contribute to the implementation of EE across the board. The complexity of the subject is recognized, being foreseen in the official curricular documents with an interdisciplinary and transversal approach. However, it was found, in the discourses of the ministering teacher, difficulties in contemplating this approach within the discipline of EE. Given these difficulties, ratified by studies that highlight the challenges encountered to address the topic multi or interdisciplinarily, it is concluded that the implementation of a specific discipline may be important to address EE within a course that trains technicians in environmental studies.

Descrição

Palavras-chave

Biologia - Estudo e ensino, Educação ambiental, Análise do discurso, Ensino técnico, Colégio Pedro II, Currículos - Reformulação, Currículos - Avaliação, Formação docente, Prática docente

Citação

BARROS, Ana Carolina Santos Diniz Rodrigues. Análise da implantação da disciplina Educação Ambiental no Curso Técnico Integrado em Meio ambiente do Colégio Pedro II - campus São Cristóvão III/RJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019

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