El Candombe Y las Llamadas: uma proposta didática para o ensino decolonial em aulas de Espanhol/ LE

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

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Especialização em Ensino de Espanhol

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Rio de Janeiro

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Resumo

O negro, durante e após o período de escravização transatlântica, viu-se em situação social desfavorável e subalterna, do ponto de vista sóciocultural e político. No entanto, há pouco mais de 10 anos, estudos voltados para a desconstrução dessas condições, denominados decoloniais, já aparecem no cenário acadêmico, porém com pouca intensidade, principalmente quando o foco é o ensino de língua estrangeira, conforme apontamentos desta pesquisa. Dessa forma, o presente estudo, “El candombe y las llamadas: uma proposta didática para o ensino decolonial em aulas de espanhol” pretende demonstrar, a partir de uma proposta didática, a importância que também a cultura de origem Afrodescendente desempenha em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem e que as culturas de raízes africanas devem também ser ressaltadas, em conjunto com a ocidental, já que os negros fazem parte da formação do continente Latino Americano. Para isso, adotou-se como pressupostos teóricos considerações sobre concepções de língua e linguagem, de acordo com as OCN (Orientações Curriculares para o Ensino Médio) e das ideias de Piaget, Vigotschy e Becker; Sobre o pensamento e ações decoloniais, as obras de Mignolo, Quijano e Catherine Walsh; Acerca das Pespectivas multiculturalistas, os escritos de Stuart Hall e McLaren sobre identidade e multiculturalismo; Além das contribuições de Montaño, detalhando a manifestação cultural Candombe. Pretende-se com este trabalho a contextualização das aulas de espanhol e o enriquecimento linguístico e cognitivo de alunos do 3º ano do Ensino Médio, de maneira a subsidiar a formação crítica e social desses discentes.

Abstract

The Black, during and after the period of transatlantic enslavement, was seen in unfavorable social situation and submissive, from the socio-cultural and political point of view. However, just over 10 years ago, studies focused on the deconstruction of these conditions, called decolonial, already appear in the academic scenario, but with little intensity, especially when the focus is the teaching of foreign language, as Notes of this research. Thus, the present study, "El Candombe y las Llamadas: A didactic proposal for decolonial teaching in Spanish classes" intends to demonstrate, from a didactic proposal, the importance that also the culture of Origin afro descendant plays in the classroom In the teaching-learning process and that the cultures of African roots should also be emphasized, together with the Western ones, since blacks are part of the formation of the Latin American continent. For this, adopted theoretical assumptions about language and language conceptions, according to the considerations of the OCN (curricular guidelines for high school), Piaget, Vigotschy and Becker; On the teaching decolonial Mignolo, Quijano and Catherine Walsh; Multiculturalist perspectives Stuart Hall, Mclaren and Montaño, detailing the cultural manifestation Candombe. This paper intends to contextualize Spanish classes and the linguistic and cognitive enrichment of Third-year high school students, In order to subsidize the critical and social formation of these students.

Resumen

El negro, durante y después del período de la esclavitud transatlántica, se encontraba en una situación social desfavorable y de inferioridad, desde el punto de vista sociocultural y político. Sin embargo, hace poco más de 10 años, los estudios centrados en la deconstrucción de estas condiciones, llamados decolonial, ya aparecen en el escenario académico, pero con poca intensidad, especialmente cuando el enfoque es la enseñanza de la lengua extranjera, como notas de esta investigación. Así, el presente estudio, "El candombe y las llamadas: una propuesta didáctica para la enseñanza decolonial en las clases de español" pretende demostrar, a partir de una propuesta didáctica, la importancia que también la cultura de origen afrodescendiente desempeña en el aula desde el proceso de enseñanza-aprendizaje y que las culturas de raíces africanas también deben ser enfatizadas, junto con las occidentales, ya que los negros son parte de la formación del continente latinoamericano. Para ello, fue adoptado como hipótesis teóricas consideraciones sobre concepciones de lengua y lingüísticas, según la OCN (Orientaciones Curriculares Nacionales) para la escuela de enseñanza media y las ideas de Piaget, Vigotschy y Becker; Sobre la enseñanza de Mignolo colonial, Quijano y Catherine Walsh; Acerca de las Pespectivas multiculturalistas, pensamientos de Stuart Hall y McLaren; Además de las aportaciones de Montaño, detallando la manifestación cultural Candombe. Este trabajo pretende contextualizar las clases de español y el enriquecimiento lingüístico y cognitivo de estudiantes de tercer año de secundaria, para subvencionar la formación crítica y social de estos estudiantes.

Descrição

Palavras-chave

Língua espanhola, Multiculturalismo, Identidade racial, Candomblé, Educação decolonial, Letramento crítico, Antirracismo, Representatividade racial, Ensino médio, África - Cultura, Manifestações culturais

Citação

GARBIN, Renato Moreira. El candombe y las llamadas: uma proposta didática para o ensino decolonial em aulas de espanhol. 2019. Artigo Científico (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

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