A importância da psicomotricidade na escola: um estudo de caso na educação infantil e no 1° segmento do ensino fundamental
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação Psicomotora
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
O objetivo da pesquisa é investigar, na perspectiva da Psicomotricidade, o trabalho de algumas professoras de Educação Infantil e do 1º segmento do Ensino Fundamental que atuam em escolas públicas situadas no município do Rio de Janeiro e de São João de Meriti. A análise concentrou-se na importância da Psicomotricidade na formação dessas profissionais, bem como na participação ou não da Educação Psicomotora no processo de ensino aprendizagem. O referencial teórico utilizado tem como foco a importância da Psicomotricidade a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais e suas relações. Para tanto trabalhamos principalmente com os seguintes autores: Alves, Almeida, Ferreira, Heinsius, Barros. A partir desse referencial foi realizado um estudo de caso no universo supracitado. Para fazer esse estudo, optou-se pela combinação da metodologia da observação participante com a da pesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa foi feita através da aplicação de um questionário composto de três partes: identificação, formação educacional e relação do corpo do professor e dos estudantes com a Psicomotricidade. O estudo revelou que no cenário pesquisado até há espaço para Psicomotricidade, porém há certa resistência, pois o corpo ainda é visto como algo que precisa ser disciplinado e dominado. O grande desafio é levar a reflexão sobre a Educação Psicomotora ao ambiente escolar, fazendo da escola um lugar em que experiências vividas pelo sujeito no que se refere a sua individualidade, sua linguagem e sua socialização sejam constitutivas não só da educação do seu corpo, mas também do ser humano como um todo, conforme preconizado pela Psicomotricidade.
Abstract
The objective of the research is to investigate, from the perspective of Psychomotricity, the work of some teachers of Early Childhood Education and the first segment of Elementary School that work in public schools located in the municipality of. The analysis focused on the importance of Psychomotricity in the training of these professionals, as well as on the participation or not of Psychomotor Education in the teaching-learning process. The theoretical reference used focuses on the importance of Psychomotricity from the spontaneous movements of the child and from the body attitudes and their relationships. For this we work mainly with the following authors: Alves, Almeida, Ferreira, Heinsius, Barros. From this referential a case study was carried out in the aforementioned universe. In order to make this study, we chose the combination of the methodology of participant observation with that of qualitative research. The qualitative research was done through the application of a questionnaire composed of three parts: identification, educational formation and relation of the body of the teacher and the students with the Psychomotricity. The study revealed that in the scenario surveyed there is even room for psychomotricity, but there is some resistance because the body is still seen as something that needs to be disciplined and mastered. The great challenge is to take the reflection on the Psychomotor Education to the school environment, making the school a place in which the experiences lived by the subject with respect to their individuality, their language and their socialization are constitutive not only of the education of their body but also of the human being as a whole, as advocated by Psychomotricity
Descrição
Palavras-chave
Educação psicomotora - Estudo e ensino, Educação infantil, Prática docente, Psicomotricidade
Citação
BORBA, Mayara Laiane Vieira Pedro. A importância da Psicomotricidade na escola: um estudo de caso na Educação Infantil e no 1º segmento do Ensino Fundamental. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.
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