Formulação de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: análise de publicações científicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Matemática

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Cada vez mais é fundamental estimular a escrita no cenário educacional, principalmente nas aulas de Matemática. A Formulação de Problemas é uma proposta que além de fomentar a escrita, estimula a criatividade dos alunos e incentiva a Resolução dos Problemas formulados. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar em que medida a prática de Formulação de Problemas por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir para o ensino de Matemática. Como aporte teórico para as discussões desta investigação, seguimos os estudos de Chica (2001) e Dante (2009) sobre Formulação de Problemas. Considerando que a Formulação de Problemas é uma prática oriunda da Resolução de Problemas, nos baseamos também nas ideias de Onuchic e Allevato (2011). A pesquisa, de natureza qualitativa e cunho bibliográfico consistiu no mapeamento de trabalhos científicos publicados entre 2013 e 2019 com foco nas práticas de Formulação de Problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretendemos que este estudo contribua com a prática de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais e que buscam estimular seus alunos a participarem ativamente das aulas, criando situações-problema de acordo com sua realidade. A partir da análise realizada, ficou evidente que a prática de Formulação de Problemas incentiva os alunos a escreverem, desperta a criatividade dos mesmos, arraiga originalidade e flexibilidade na Resolução de Problemas e confere autonomia aos alunos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.

Abstract

It is increasingly essential to encourage writing in the educational setting, especially in mathematics classes. The Problem formulation is a proposal that in addition to encouraging writing, stimulates students' creativity and encourages the Resolution of formulated Problems. Thus, this research aims to analyze to what extent the practice of Formulation of Problems by students in the early years of elementary school can contribute to the teaching of Mathematics. As a theoretical contribution to the discussions of this investigation, we follow the studies of Chica (2001) and Dante (2009) on Formulation of Problems. Considering that Problem Formulation is a practice that comes from Problem Solving, we are also based on the ideas of Onuchic and Allevato (2011). The research, of a qualitative and bibliographic nature, consisted of mapping scientific works published between 2013 and 2019 with a focus on Problem Formulation practices in the early years of Elementary School. We intend that this study contributes to the practice of teachers who teach mathematics in the early years and who seek to encourage their students to actively participate in classes, creating problem situations according to their reality. From the analysis carried out, it became evident that the Problem Formulation practice encourages students to write, awakens their creativity, roots originality and flexibility in Problem Solving and gives autonomy to students in the teaching and learning process of Mathematics.

Descrição

Palavras-chave

Matemática - Estudo e ensino, Resolução de problemas (Matemática), Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Processo de ensino-aprendizagem, Prática docente

Citação

KIFFER, Sabrina Moura. Formulação de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: análise de publicações científicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0