O uso de jogos como estratégia para o ensino de adição e subtração a alunos com discalculia
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
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Especialização em Educação Matemática
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
O presente trabalho tem como objetivo propor um jogo que auxilie no processo de ensino aprendizagem das operações de adição e subtração a alunos com discalculia. Para tanto, foram localizados, a partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, referenciais teóricos que embasaram conceitualmente a criação deste recurso. A partir do levantamento realizado, é possível apresentar a diferença entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem e abordar conceitualmente a discalculia, suas possíveis causas, classificações existentes, bem como demais aspectos correlatos, visando situar os professores nesta temática. Consideramos que conhecer o tema é importante para toda a comunidade escolar, pois deste modo é possível pensar estratégias de promoção da inclusão do aluno discalcúlico. Como o ensino de adição e subtração se dá de modo sistematizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o texto trata do perfil do professor formado nos cursos de Pedagogia e sua relação com os conteúdos matemáticos. Destacamos a importância da utilização de atividades lúdicas e jogos no ensino no sentido de despertar o interesse dos alunos. Listamos alguns jogos matemáticos que ajudam o aluno discalcúlico a amenizar suas questões com a Matemática. Concluímos apontando uma alternativa para auxiliar docentes que possuem alunos com discalculia: a apresentação do jogo desenvolvido e sugestões de possíveis articulações interdisciplinares.
Abstract
The present work aims to propose a game that helps in the teaching-learning process of the addition and subtraction operations of students with dyscalculia. For that, theoretical references were selected, based on a qualitative bibliographic research, which supported the concept of creating this resource. From the survey carried out, it is possible to present a difference between learning difficulties and learning disorders and to approach concepts of dyscalculia, its possible causes, event statistics, as well as other correlates, to use students in this theme. We believe that the theme or theme is important for the entire school community, as this is the possible way of thinking about promoting the inclusion of the student with dyscalculia. Develop that the teaching of addition and subtraction gives the systematized mode in the Early Years of Elementary Education, or text deals with the profile of the teacher trained in Pedagogy courses and its relationship with mathematical content. Highlights the importance of using musical activities and games in teaching without a sense of interest or interest from students. We have listed some mathematical games that use the student with dyscalculia to ease their math questions. Conclude with a presentation of an alternative to auxiliary documents that have students with dyscalculia: a presentation of the game developed and suggestions for possible interdisciplinary articulations.
Descrição
Palavras-chave
Matemática - Estudo e ensino, Distúrbios da aprendizagem, Discalculia, Jogos educativos, Processo de ensino-aprendizagem
Citação
ROCHA, Yaná da Silva. O uso de jogos como estratégia no ensino de adição e subtração a alunos com discalculia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2020.
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