O ensino de espanhol na terceira idade: uma proposta de atividade didática
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Espanhol
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O aumento do número de idosos é expressivo na sociedade atual. Para atender a esse público, cresce a oferta de atividades que estimulam suas expectativas de vida, tais como projetos e oficinas que têm como finalidade sua inclusão na sociedade. A procura pelas aulas de línguas vai ao encontro dessas demandas, uma vez que muitos têm o desejo de conhecer outros países. A interação social nesse novo ambiente escolar também contribui para o bem-estar dessas pessoas. No entanto, ao trabalhar com essa esfera educacional, o professor de língua espanhola se depara com o pouco material didático direcionado a esses aprendizes. Esta monografia, desse modo, traz reflexões sobre o ensino de línguas na Terceira Idade e indica meios para que o professor possa desenvolver um trabalho nessa modalidade de ensino. Para atingir este objetivo, apoiamo-nos teoricamente em Soares (2009), Baptista (2010), Goettenauer (2016), Bakhtin (2003) e Rojo e Barbosa (2015), para discorrer sobre o conceito de letramento e de gêneros discursivos. Destacamos, igualmente, a importância da afetividade, de acordo com os pressupostos de Vigotsky (1998), para o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Propomos, por fim, uma atividade didática de acordo com os estudos de Solé (1998) a partir da temática autoestima, de tal forma que o aluno possa trazer para a sala de aula suas experiências e vivências, a fim de favorecer a construção de seu aprendizado, ao compartilhar suas ideias com outros alunos da mesma faixa etária. Assim, espera-se que este trabalho possa contribuir com o professor de língua espanhola que deseja trabalhar com o aluno da Terceira Idade a partir de um aprendizado baseado no letramento crítico e na interação social.
Resumen
El aumento en el número de personas mayores es significativo en la sociedad actual. Para satisfacer las demandas de este público, existe una oferta creciente de actividades que estimulan sus expectativas de vida, como proyectos y talleres dirigidos al proceso de su inclusión en la sociedad. La búsqueda por las clases de idiomas integra esas necesidades ya que muchos desean conocer otros países. La interacción social formada en este nuevo ambiente escolar también contribuye al bienestar de los ancianos. Sin embargo, al trabajar con esa esfera educacional, el profesor de español enfrenta una escasez de material didáctico destinado a esos alumnos. Por lo tanto, esta monografía trae reflexiones sobre la enseñanza de idiomas en la Tercera Edad e indica formas para que el profesor desarrolle un trabajo con esa modalidad de enseãnza. Para lograr este objetivo, nos apoyamos teóricamente en Soares (2009), Baptista (2010), Goettenauer (2016), Bakhtin (2003) y Rojo y Barbosa (2015), para discutir el concepto de letramento y géneros discursivos. También destacamos la importancia de la afectividad, según los presupuestos de Vygotsky (1998), para el proceso de enseñanza-aprendizaje de una lengua extranjera. Por último, proponemos una actividad didáctica según los estudios de Solé (1998) basada en el tema de la autoestima, para que el alumno pueda aportar al aula sus experiencias, a fin de favorecer la construcción de su aprendizaje al compartir sus ideas con otros estudiantes de misma edad. Por lo tanto, se espera que este trabajo pueda contribuir al profesor de español que desea trabajar con el estudiante de la Tercera Edad a partir de un aprendizaje basado en el letramento crítico y en la interacción social.
Descrição
Palavras-chave
Língua espanhola, Terceira idade, Atividades didáticas, Análise do discurso, Gêneros textuais, Letramento crítico, Formação docente, Inclusão social, Educação afetiva, Educação continuada
Citação
SOARES, Myrtes Ramos Alencar. O ensino de espanhol na terceira idade: uma proposta de atividade didática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Espanhol) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




