Refletindo sobre o espaço da Educação Ambiental Crítica em eventos acadêmicos

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

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Rio de Janeiro

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Resumo

O presente estudo pretende contribuir com análise crítica e avaliação do campo da Educação Ambiental e Educação Ambiental Crítica. A pesquisa objetiva analisar os trabalhos e atividades de Educação Ambiental Crítica que estão sendo desenvolvidos e publicados nos anais de eventos acadêmicos da área de Educação, Educação Ambiental e Ensino de Biologia e Ciências. Para isto, o estudo considerou abordagem qualitativa e quantitativa para a análise de trabalhos publicados nos últimos cinco anos em três eventos brasileiros. São eles: ANPEd, EPEA e EREBio RJ/ES. Para o levantamento dos artigos, foram selecionados os trabalhos que continham em seus títulos e/ou palavras-chave a expressão “Educação Ambiental Crítica”, a metodologia tomou forma pela análise de conteúdo à luz de Bardin. Os resultados encontrados demonstram expressiva quantidade de trabalhos que desenvolveram seus estudos em instituições de ensino públicas, assim como abordagem de temas e categorias extremamente diversas nos textos. Ainda, ficou evidente como resultado a diversidade de macrotendências da Educação Ambiental, mesmo selecionando textos que se auto intitulam de Educação Ambiental Crítica. Este fato chama a atenção, principalmente pela confusão de conceitos e divergência entre teoria e da prática. Fica também em destaque a força que o campo da Educação Ambiental Crítica vem ganhando em espaços de discussão de temática ambiental tanto específicos da área como não. Todavia acreditamos que estes espaços devem ser ampliados por identificarmos ser fonte de orientação, aprendizagem, troca de experiências para os educadores que levarão para a sua prática escolar uma nova visão.

Abstract

The study intends to contribute with critical analysis and evaluation of the field of Environmental Education and Critical Environmental Education. The research aims to analyze studies and activities of Critical Environmental Education that are being developed and published in scientific events of Education, Environmental Education and Teaching of Biology and Sciences’ field. The research considered qualitative and quantitative approach to the analysis of studies published in the last five years in three Brazilian events, ANPEd, EPEA and EREBio RJ/ES. For the survey of the articles, we selected the studies that contained in their titles and/or keywords the expression “Critical Environmental Education”. For the methodology, Bardin was used as a guide to analyze the data. Results shows that a great amount of studies was developed at public educational institutions and the themes and categories approached were extremely diverse in the texts. It was also evident as a result the diversity of macro-trends of Environmental Education, even by selecting texts that call themselves Critical Environmental Education. This fact draws attention, mainly due to the confusion of concepts and the divergence between theory and practice. The strength that the field of Critical Environmental Education has gained in spaces for discussion of environmental issues, both specific to the area and not, is also highlighted by the results. However, we believe that these spaces should be expanded because they are a source of guidance, learning, and exchange of experiences for educators who could bring a new vision to their school practice.

Descrição

Palavras-chave

Biologia - Estudo e ensino, Educação ambiental crítica, Publicações científicas, Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Brasil), Armadilha paradigmática, Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBio), Prática docente, Análise de conteúdo

Citação

BAPTISTA, Clara dos S. Refletindo sobre o espaço da Educação Ambiental Crítica em eventos acadêmicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

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