Cor: elemento deflagrador de percepção

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino em Artes Visuais

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a importância da utilização da arte como uma forma de linguagem em sala de aula, tendo como base um dos elementos próprios da linguagem visual, a COR. E com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento do aluno e na compreensão da visão de mundo do indivíduo. Considera a necessidade da alfabetização visual no espaço pedagógico, por seu poder expressivo e de grande atuação em nossa percepção, de forma a contribuir na interpretação da leitura imagética. Pretende apresentar a cor como constituinte da linguagem, procurando responder à questão: como as cores utilizadas nos trabalhos dos alunos podem atuar como signo, como elemento deflagrador de percepção? Essa compreensão objetiva demonstrar a possibilidade de desenvolver uma prática artística direcionada no campo escolar para a educação visual. Dedica-se, também, a uma breve análise da obra de John Constable, exemplificando este estudo e usando a obra do autor como ponto inicial da proposta de educação visual. “As cores na paisagem”, assim intitulada o produto pedagógico, formado de uma sequência didática que inclui quebra-cabeças, participa acerca das investigações do presente trabalho, visando contribuir nas práticas artísticas no espaço escolar. O trabalho propõe um diálogo com a obra de John Constable, a fim de pensar caminhos mais integradores para a arte e o cenário educacional, demonstrando a percepção do autor acerca da paisagem e das cores. O produto pedagógico funciona como agente facilitador para a inserção da educação visual em sala de aula, de forma a avaliar o conteúdo aplicado, transmitindo conhecimento das cores para os alunos e, a partir dos resultados finais, avaliar a percepção de cores de cada aluno.

Abstract

This work propose a reflexion about how the art are importante as a language form in classroom, using the color element as a base, own of the visual language, with the objective to help the development of the student and the knowledge of the individual seen of the world. It gives a reflexion about the visual literacy in pedagogic space, because of it expressive power and the action in our perception, to contribute in reading of images. It intend to show the color as a part of language, pretending to show the answer of the question: how the color used in the work of the students can act as a signal, as a perception element? Understanding this is to show a possibility to develop na artistic praticing, in the school directed to visual education. This work is about the life and work of John Constable too, using his drawns to example to study and as a inicial point of the proposal of visual education. “The colors in landscape”, as named the pedagogical produuct, formed of a didatical sequence with a puzzle, participate about the investigation of this woork, to contribute in artistical praticing in the school. The work propose a dialog with John Constable work, to think about roads to integrate the art and the education, showing the painter perception about the landscapes and the colors. The pedagogical product is to work in the school room as a facilitator agente to insert the visual education in classroom, to test the applied content, giving colors knownledging to the students and, with the final result, test the color perception of all student.

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Arte na educação, Leitura de imagem, Educação visual

Citação

ABRANTES, Andréia Vieira de Souza. Cor: elemento deflagrador de percepção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0