Uma abordagem contemporânea da história da arte no ensino médio
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino em Artes Visuais
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente estudo tem como tema a abordagem contemporânea da história da arte no ensino médio. Neste trabalho serão usados referenciais teóricos e artísticos da arte visual para gerar atividades educacionais e debates. Procuramos através da teoria do livro “O fim da história da arte” do autor Hans Belting (2005) e das pinturas de Harmonia Rosales, artista cubana contemporânea, produzir um projeto educacional que faça refletir sobre a necessidade de uma história da arte onde o jovem possa discutir os conceitos e ideias da arte visual, usando modos menos lineares de pensar diante do discurso conceitual de enquadrar a arte na história. Este projeto tem a preocupação de criar conexões e abordagens didáticas mais adequadas aos pensamentos artísticos e críticos da contemporaneidade, tendo como desafio criar oportunidades didáticas em formato de aulas sequenciais, que também auxiliem em outras formas de compreensão dos enquadramentos conceituas diante dos períodos da arte, que não os padrões hegemônicos históricos de obras e artistas de origem Europeia e Norte Americana no ensino da arte brasileira
Abstract
The present study has as its theme the contemporary approach to the history of art in high school. In this work will be used theoretical and artistic references of visual art to generate educational activities and debates. We seek through the theory of the book "The end of the history of art" by the author Hans Belting (2005) and the paintings by Harmonia Rosales, contemporary Cuban artist, produce an educational project that reflects on the need of an art history where young can discuss the concepts and ideas of visual art, using less linear ways of thinking before the conceptual discourse of framing art in history. This project has the concern of creating connections and didactic approaches more adequate to the artistic and critical thoughts of the contemporary, having as a challenge to create didactic opportunities in the form of sequential classes, which also help in other ways of understanding the conceptual frameworks before the periods of art, than the historical hegemonic patterns of works and artists of European and North American origin in the teaching of Brazilian art.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, História da arte
Citação
RODRIGUES, Antonio Francisco da Silva. Uma abordagem contemporânea da história da arte no ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




