A indumentária brasileira em cinco quadros: inserções e abordagens possíveis nas aulas de Artes do Ensino Médio

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Artes Visuais

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

Este trabalho propõe pensar as Artes Visuais no Brasil a partir da representação da indumentária de seus habitantes. Foram observadas pinturas executadas na primeira metade do século XIX por viajantes estrangeiros. O produto educacional resultante de tal estudo trata-se de uma apostila com cinco composições artísticas que retratam indivíduos de diferentes classes e etnias. A partir destas cinco obras, este material pretende oferecer informações sobre o contexto histórico e espacial, os artistas, os sujeitos representados e, finalmente, o vestuário. Deste modo, os alunos do Ensino Médio terão suporte teórico para problematizar o olhar estrangeiro, rever questões ligadas à sociedade brasileira e pensar na indumentária como importante símbolo de distinção social. Por fim, a apostila também servirá aos professores de Artes Visuais, na medida em que a representação da indumentária possibilita diversas leituras, inclusive aquelas de caráter formal e pictórico. Outras apostilas podem ser criadas, a partir de outras épocas, artistas e obras e suas relações com as roupas.

Abstract

This work proposes to think like Visual Arts in Brazil from the representation of the clothes of its inhabitants. Paintings made in the first half of the 19th century were observed by foreign travelers. The educational product resulting from such study is a booklet with five artistic compositions that portray belonging to different classes and ethnicities. From these five works, this material intends to offer information about the historical and spatial context, the artists, the represented and, finally, the clothing. In this way, high school students must support theorists to problematize the foreign gaze, issues related to Brazilian society and think of clothing as an important symbol of social distinction. Finally, the booklet will also serve Visual Arts teachers, insofar as the representation of the clothing allows for various readings, including those of a formal and pictorial character. Other booklets can be created, from other times, artists and works and their relationship with clothes.

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Vestuário na arte, Arte (Ensino médio) - Estudo e ensino

Citação

EDVIK, Elton Luís Oliveira. A indumentária brasileira em cinco quadros: inserções e abordagens possíveis nas aulas de Artes do Ensino Médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.

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