Prática psicomotora como possibilidade de intervenção no caso de criança com transtorno de espectro autista

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

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Rio de Janeiro

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Resumo

Estima-se que há no Brasil cerca de 2 milhões pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que apresentam como características o déficit persistente na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, apresentando comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Ainda não se conhece a cura para os casos de autismo. Contudo, quando o diagnóstico é precoce e a intervenção imediata, pode haver alterações no prognóstico. O objetivo deste estudo foi investigar as contribuições da psicomotricidade como prática de intervenção no caso de crianças com diagnóstico de TEA. Para tal, foi realizado uma pesquisa qualitativa descritiva de cunho exploratório a partir da revisão de literatura, não sistemática. Um estudo exploratório de revisão seletiva, não sistemática de literatura para responder a questão que orientou este estudo foi a seguinte: Quais os benefícios que a prática psicomotora traz para vida de pessoas com TEA? A literatura apontou que a intervenção da terapia psicomotora traz benefícios para o desenvolvimento da criança, além de contribuir nas relações da família e da escola quando apresenta recursos que auxiliam a compreender a pessoa nas suas especificidades e potências.

Abstract

It is estimated that there are approximately 2 million people in Brazil with Autism Spectrum Disorder (ASD), characterized by persistent deficits in social communication and social interaction across multiple contexts, and repetitive or restricted behaviors and/or interests. There is still no known cure for autism. However, early diagnosis and prompt intervention can lead to changes in prognosis. The objective of this study was to investigate the contributions of psychomotor training as an intervention practice for children diagnosed with ASD. To this end, a descriptive, exploratory qualitative study was conducted based on a non-systematic literature review. An exploratory, selective, non-systematic literature review was used to answer the guiding question: What are the benefits of psychomotor training for people with ASD? The literature has shown that psychomotor therapy interventions benefit children's development and contribute to family and school relationships when they provide resources that help understand the individual's unique strengths and potential.

Descrição

Palavras-chave

Psicomotricidade - Estudo e ensino, Autismo em crianças, Transtorno do espectro autista, Psicomotricidade relacional

Citação

SANTOS, Edmila Fernandes Bernardo dos. Prática psicomotora como possibilidade de intervenção no caso de criança com transtorno de espectro autista. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

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