Psicomotricidade e afetividade nas relações de ensino e aprendizagem na educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este estudo visa investigar a importância da Psicomotricidade no espaço de Educação Infantil como promotora de aprendizagens significativas e facilitadoras do desenvolvimento integral da criança, por meio das relações de afeto do indivíduo consigo próprio, com outros corpos e com o ambiente. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, qualitativa, documental e pesquisa de campo com profissionais da área de Educação Infantil através de entrevistas semiestruturadas. Para realização dessa investigação, autores como Spinoza (2019), Celso Mastrascusa e Núria Franch (2016), Félix Guattari (2019), Wallon e Vygotsky através de seus comentadores, Izabel Galvão (2018) e Teresa Cristina Rego (2019), Fátima Alves (2012, 2016), dentre outros, auxiliam na busca das respostas às inquietações e provocações que baseiam este estudo. A legislação em vigor também contribui de maneira significativa nos resultados. Com vistas às análises realizadas, pode-se afirmar que o estudo das relações do corpo consigo próprio, com o outro e com o ambiente e a potência dos afetos, por meio da Psicomotricidade, é relevante e fundamental para educação e para a prática psicomotora, pois o ato motor tem papel essencial na afetividade e na cognição, além de ser o principal elo relacional com o mundo físico. No entanto, a temática aqui estudada é bastante densa e ainda tem várias dimensões a serem exploradas, o que faz com que ela não se esgote neste trabalho.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo investigar la importancia de la Psicomotricidad en el espacio de Educación Infantil como promotora del aprendizaje significativo y facilitadora del desarrollo integral del niño, a través de las relaciones afectivas del individuo consigo mismo, con otros cuerpos y con el entorno. La metodología adoptada fue la investigación bibliográfica, cualitativa, documental y de campo con profesionales del campo de la Educación Infantil a través de entrevistas semiestructuradas. Para llevar a cabo esta investigación, autores como Spinoza (2019), Celso Mastrascusa y Núria Franch (2016), Félix Guattari (2019), Wallon y Vygotsky a través de sus comentaristas, Izabel Galvão (2018) y Teresa Cristina Rego (2019), Fátima Alves (2012, 2016), entre otros, ayudan en la búsqueda de respuestas a las inquietudes y provocaciones que sustentan este estudio. La legislación vigente también contribuye significativamente a los resultados. A la vista de los análisis realizados, se puede afirmar que el estudio de las relaciones del cuerpo consigo mismo, con el otro y con el entorno y el poder de los afectos, a través de la Psicomotricidad, es relevante y fundamental para la educación y para la práctica psicomotriz. ya que el acto motor juega un papel fundamental en la afectividad y la cognición, además de ser el principal vínculo relacional con el mundo físico. Sin embargo, el tema aquí estudiado es bastante denso y aún tiene varias dimensiones por explorar, lo que hace que no sea exhaustivo en este trabajo.

Descrição

Palavras-chave

Psicomotricidade - Estudo e ensino, Educação infantil - Estudo e ensino, Afetividade (Psicologia), Educação pelo movimento, Aprendizagem significativa

Citação

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0