Educação ambiental como proposta na educação infantil : uma análise documental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente estudo parte da reflexão de como a natureza vem sendo destruída por nós, a partir do nosso incessante domínio da natureza e diante a tantas crises que temos passado, se faz necessário pensarmos de qual natureza estamos cuidando, qual queremos, e como podemos tratar da natureza na escola, em específico na Educação Infantil. Nesse sentido o presente estudo tem por objetivo analisar, via pesquisa documental, como se apresenta a temática da natureza e Educação Ambiental nos documentos direcionados à Educação Infantil. Na discussão dos dados, dentro da categoria exploração, encontramos uma ambiguidade na palavra que pode ser entendida tanto pelo sentido utilitário como de descoberta. Por esta razão se faz necessário resgatar o contato com a natureza com as crianças através de mudança de atitudes e hábitos para preservação da natureza. Desta forma, é necessário olhar para as crianças por estarem frequentando cada vez mais cedo os espaços escolares e assim refletirmos em novas práticas que nos levem a uma Educação Ambiental compromissada, sendo um elo criança-natureza que vão além dos muros das escolas

Resumen

Este estudio parte de la reflexión sobre cómo la naturaleza ha sido destruida por nosotros, de nuestro incesante dominio de la naturaleza y ante tantas crisis por las que hemos pasado, es necesario pensar en qué naturaleza estamos cuidando, cuál que queremos, y cómo podemos tratar la naturaleza en la escuela, específicamente en Educación Infantil. En este sentido, este estudio tiene como objetivo analizar, a través de la investigación documental, cómo se presenta la temática de la naturaleza y la Educación Ambiental en documentos dirigidos a la Educación Infantil. En la discusión de datos, dentro de la categoría de exploración, encontramos una ambigüedad en la palabra que puede entenderse tanto en el sentido utilitario como en el sentido de descubrimiento. Por ello, es necesario restablecer el contacto con la naturaleza con los niños mediante el cambio de actitudes y hábitos para preservar la naturaleza. De esta manera, es necesario mirar a los niños como van cada vez más temprano a los espacios escolares y así reflexionar sobre nuevas prácticas que nos lleven a una Educación Ambiental comprometida, siendo un vínculo niño-naturaleza que va más allá de los muros de las escuelas.

Abstract

This study is based on a reflection on how nature has been destroyed by us. Our incessant domination of nature and the many crises we have experienced make it necessary to consider which nature we are caring for, which we want, and how we can address nature in schools, specifically in Early Childhood Education. In this sense, this study aims to analyze, through documentary research, how the theme of nature and Environmental Education is presented in documents aimed at Early Childhood Education. In the discussion of the data, within the "exploration" category, we found an ambiguity in the word that can be understood in both its utilitarian and discovery senses. For this reason, it is necessary to restore children's contact with nature through changing attitudes and habits to preserve nature. Therefore, it is necessary to pay attention to children, as they are increasingly attending school at an earlier age, and thus reflect on new practices that lead us to a committed Environmental Education, creating a child-nature connection that extends beyond the school walls.

Descrição

Palavras-chave

Psicomotricidade - Estudo e ensino, Educação ambiental, Educação infantil

Citação

TRAMONTANA, Juliana Martins. Educação Ambiental como proposta na Educação Infantil: Uma análise documental. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0