Educação musical e escaleta : possibilidades para o ensino de música mediado por tecnologias

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho é relato de experiência que descreve o início da trajetória profissional do autor desta pesquisa na área da Educação Musical até chegar na sua atuação durante o período marcado pela pandemia da Covid-19. O texto apresenta referências as experiências educacionais em instituições públicas, como instrutor de banda marcial e particulares, como professor de música. Todo esse caminho direciona o pesquisador a incluir a escaleta como um instrumento musical auxiliador em suas aulas. O uso desse instrumento acrescentou novas possibilidades de desenvolvimento musical, mas também apresentou algumas questões que necessitaram de intervenção para serem resolvidas. Um sistema utilizando etiquetas e cores foi criado com a finalidade de apurar a digitação musical no instrumento. Mas por conta do isolamento social, as aulas passaram a ocorrer no formato de atividades remotas e então foi necessário buscar diversas tecnologias que, somadas ao sistema de cores, conseguiram alcançar excelentes resultados educacionais musicais.

Abstract

This work is an experience report that describes the beginning of the professional trajectory of the author of this research in the area of Music Education until reaching his performance during the period marked by the Covid-19 pandemic. The text presents references to educational experiences in public institutions, as a martial band instructor and private ones, as a music teacher. This entire path directs the researcher to include the melodica as an auxiliary musical instrument in his classes. The use of this instrument added new possibilities for musical development, but it also presented some issues that needed intervention to be resolved. A system using labels and colors was created in order to improve the musical fingering on the instrument. But due to social isolation, classes started to happen in remote mode and then it was necessary to look for several technologies that, added to the color system, achieve excellent musical educational results.

Resumen

Este trabajo es un relato de experiencia que describe el inicio de la trayectoria profesional del autor de esta investigación en el área de la educación musical hasta llegar a su actuación durante el período marcado por la pandemia Covid-19. El texto presenta referencias a experiencias educativas en instituciones públicas, como instructor de banda marcial y privadas, como profesor de música. Todo este recorrido dirige al investigador a incluir la melódica como instrumento musical auxiliar en sus clases. El uso de este instrumento agregó nuevas posibilidades para el desarrollo musical, pero también presentó algunos problemas que requerían intervención para ser resueltos. Un sistema que usa etiquetas y colores fue creado con el propósito de mejorar la mecanografía musical en el instrumento. Pero debido al aislamiento social, las clases comenzaron a realizarse en forma de actividades a distancia y luego fue necesario buscar varias tecnologías que, sumadas al sistema de colores, lograron lograr excelentes resultados educativos musicales.

Descrição

Palavras-chave

Educação musical - Estudo e ensino, Ensino a distância, Escaleta, Tecnologia educacional

Citação

OLIVEIRA, Felipe Santos Marques de. EDUCAÇÃO MUSICAL E ESCALETA: Possibilidades para o ensino de música mediado por tecnologias. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0