Depressão na adolescência e o ensino de artes visuais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Artes Visuais

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo auxiliar e ajudar professores, não somente de artes visuais, mas de quaisquer outras áreas, a abordar temáticas como depressão até mesmo ao suicídio, entre outros que assolam e atemorizam a vida dos jovens dessa geração. Quanto à metodologia, trata-se de um produto educacional de artes visuais que “suaviza” e ajuda no processo psicológico do indivíduo. No referencial teórico foram abordados o conceito da doença, artistas e gênios que já morreram e muitos ainda vivos que sofreram e sofrem de depressão. Autores como Freud, Rassial, Roudinesco, Bowlby, Ehrenberg, Estanilav, Bressan entre outros, já registraram como a depressão afeta o indivíduo e no desenvolvimento da vida nessa formação de identidade, depressão na adolescência, a escola e a transição para a vida adulta, como as Artes Visuais auxiliam no tratamento. O que fazer quando se é interrompido durante seu planejamento diário de aula com problemas que extrapolam o tempo e o currículo de aula previsto? Foram incluídos alguns planos de aula que integram às artes visuais, biografia de artistas que passaram pela depressão, letra de música, diários expressivos e também alguns “memes” relacionados ao trabalho de artes visuais e a temática da depressão que trazem, com muito bom humor, diversas informações sobre obras de arte, artistas e movimentos artísticos, de trocadilhos a piadas. Conclui-se com este trabalho de finalização de curso a importância do ensino de artes visuais como caminho de diálogo sobre o tema dentro e fora da escola. Acreditando que esse trabalho e outras pesquisas vêm sendo feitas para auxiliar o ser humano, em especial os adolescentes e, neste caso, seus professores, no diálogo sobre a depressão.

Abstract

This work aims to assist and help teachers, not only of visual arts, but of any other areas, to address themes such as depression even suicide, among others that plague and frighten the lives of young people of this generation. As for the methodology, it is an educational product of visual arts that “softens” and helps in the individual's psychological process. In the theoretical framework, the concept of illness, artists and geniuses who have died and many still alive who suffered and suffer from depression were approached. Authors such as Freud, Rassial, Roudinesco, Bowlby, Ehrenberg, Estanilav, Bressan, among others, have already recorded how depression affects the individual and the development of life in this formation of identity. What to do when you are interrupted during your daily lesson planning with problems that go beyond class time? Some lesson plans have been included that integrate visual arts, biography of artists who have gone through depression, lyrics, expressive diaries and also some “memes” in the educational work on arts and depression that brings, with a lot of good humor, various information about.

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Depressão, Adolescentes, Educação emocional

Citação

CORUJAS, Daliana de Abreu. Depressão na adolescência e o ensino de artes visuais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0