WALL-E e o problema do lixo: o uso da ficção científica para confecção de um guia didático

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

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Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

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Rio de Janeiro

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Resumo

Não é de hoje que o cinema tem auxiliado no ensino. O uso de filmes com fins didáticos começou na Europa após a primeira guerra mundial, e chegou ao Brasil por volta dos anos 1920. O avanço tecnológico permitiu que os filmes dos gêneros de ficção científica e animação ficassem com melhor qualidade de efeitos visuais, com isso, ganhando espaço nas pesquisas na área do ensino. Nesse trabalho foi feito um levantamento de filmes com potencial de uso no ensino de ciências. O filme Wall-E (2008), da Walt Disney Pictures, foi escolhido para a confecção de um guia didático digital para o segundo segmento do ensino fundamental visando o desenvolvimento de temas relacionados à ecologia e problemas ambientais. A confecção do guia didático foi fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para adequação dos conteúdos abordados com a estrutura curricular promulgada para o ensino de Ciências no Brasil. A elaboração do guia didático foi feita utilizando-se o programa Power Point (pacote Office da Microsoft) e as atividades interativas foram estruturadas nas propostas dos sites Kahoot (https://kahoot.com) e Padlet (https://pt-br.padlet.com). A parte teórica do guia foi elaborada com o objetivo de contextualizar o filme com alguns dos problemas ambientais da atualidade, como a produção e o acúmulo de lixo no planeta. Além do texto teórico, também são apresentadas sugestões de vídeos e documentários para enriquecimento do conhecimento sobre essa temática por meio de outros recursos audiovisuais. A segunda parte do guia apresenta atividades que estimulam a organização e fixação dos conhecimentos por meio de testes sobre os conteúdos trabalhados na parte teórica. Nessa etapa, são promovidas relações entre a animação de ficção científica e a realidade, buscando-se a contextualização dos problemas ambientais discutidos no filme com o cotidiano vivenciado pelos estudantes, na perspectiva da educação ambiental crítica. A construção dessa proposta visou desenvolver um instrumento pedagógico utilizando o filme de animação Wall-E de forma a integrar a arte com o ensino de ciências no segundo segmento da educação básica para estimular reflexões sobre problemas ambientais do cotidiano desses estudantes.

Abstract

For a long time, movies have been used in educational activities. The educational use of films begun in Europe, after the First World War and arrived Brazil in the early 1920s. Technological development allowed science fiction and animation movies to have better visual quality, increasing its participation in research related to teaching practices. In this work, I surveyed films with potential use in science teaching. The movie Wall-E (2008), from Disney Pictures, was chosen as a basis for proposing a digital educational guide for elementary school, aiming at the development of themes related to ecology and environmental problems, The creation of this guide was based on the Commom National Curriculum Base (BNCC), to ensure its consistency with the legal requirements for science education in Brazil. The guide was developed using PowerPoint (from Microsoft Office), Kahoot (https://kahoot.com) and Padlet (https://ptbr.padlet.com). In the theoretical section, I contextualize the movie with some current environmental issues, such as solid waste. The, I suggest and present videos and documentaries to allow students to have access to more specific information. The second part of the guide displays activities that stimulate stedents to memorise information and also includes questions and exercises. Based on the perspectives of critical environmental education, this section also highlights the relationship between science fiction and reality, linking environmental aspects present in the movie with those which are present in the student’s daily life

Descrição

Palavras-chave

Biologia - Estudo e ensino, Ciências Naturais (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino, Educação ambiental, Ficção científica, Multiletramento, Recursos didáticos, Cinema na educação, Ensino audiovisual

Citação

MATOS, Aline Ferreira. Wall-E e o problema do lixo: o uso de ficção científica para confecção de um guia didático. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.

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