Obra a obra: gênero na arte contemporânea em jogo
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho pretende abordar questões de representatividade de gênero no imaginário social da Arte Contemporânea brasileira e suas relações com o ambiente escolar. Em um país com grandes produtoras de Arte em atividade e com um histórico de apagamento e exclusão das mulheres em práticas públicas, faz-se necessário estarmos atentas e atentos ao reconhecimento dessas mulheres nos mais diversos meios. Através de buscas em sites como o Google e o Youtube, em coleções de livros de arte para crianças e em currículos escolares de escolas públicas referenciais do Rio de Janeiro, analisaremos o quanto essas questões estão presentes ou não em um imaginário social compartilhado. A partir da constatação da disparidade de reconhecimento social entre artistas homens e mulheres no Brasil, bem como da Arte Contemporânea em si, objetivamos nesta pesquisa adaptar um jogo que torne acessível para as crianças o contato com essas obras e artistas já amplamente reconhecidos nos meios artísticos. Alguns referenciais importantes que foram usados foram: Ana Paula Simioni, sobre mulheres artistas contemporâneas; Luciana Loponte e Guacira Lopes Lobo, a respeito de questões de gênero na escola; Huizinga e Salen e Zimmerman, acerca das relações entre jogo e cultura.
Abstract
This paper intends to address the representation issues of gender in the social consciousness of Brazilian Contemporary Art and its relations with the school environment. In a country where there is a current great number of women producing art, as well as a historical erasure and exclusion of women from public participation, it is necessary for women and men to be attentive toward the recognition of women in the most diverse media. Through Google and YouTube searches and other websites alike; collections of art books for children; and also the curricula of public schools of reference in Rio de Janeiro, we will analyze how much these issues are present or not in a shared social consciousness. Based on the observation of the disparity in the social recognition of male and female artists in Brazil, as well as of Contemporary Art itself, the aim of this research is to adapt a game in order to give children access to the female artists and their artworks, which are already widely recognized in artistic circles. Some important references embedded in this study were: Ana Paula Simioni, concerning contemporary women artists; Luciana Loponte and Guacira Lopes Lobo, regarding gender issues at school; Huizinga and Salen and Zimmerman, on the relationship between games and culture.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Arte contemporânea, Mulheres artistas, Jogos educativos
Citação
SILVESTRE, Thaís Machado Sampaio. Obra a obra: gênero na arte contemporânea em jogo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




