Vestibular e sociologia: por uma análise crítica da investigação de seus sentidos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumen

El artículo presenta un análisis crítico de la producción teórica sociológica del vestibular y sobre los significados de la sociología para el. Hecho un análisis bibliográfico, los enfoques relacionados a la comprensión del papel de la sociología en las pruebas de acceso a la educación superior presentan el potencial de la disciplina en la contextualizacion de las cuestiones de humanidades y en la argumentación para la redacción. En los estudios sobre el próprio vestibular, tres enfoques son mobilizados: a veces se entiende la prueba de acceso como aquella que establece un “ethos competitivo” en las escuelas, a veces se lo interpreta como una frontera y, en menor medida, como una realidad practicada. Se destaca aquí la ausencia de las percepciones de los estudiantes en la comprensión del vestibular, sea en relación directa con los significados de la sociología para el examen o en relación a las prácticas escolares que establecen las pruebas de acceso a la educación superior como una realidad entrenada y vivida em la escuela. Así, esta investigación defiende una perspectiva basada en la capacidad crítica de los actores sociales y en el análisis de la dinámica escolar de la que forman parte, argumentando sobre la necesidad de tener en cuenta la participación de los estudiantes en la valoración de sus prácticas escolares y visiones sobre el papel de la sociología en la realización de vestibular.

Resumo

O artigo apresenta uma análise crítica da produção teórico sociológica sobre o vestibular e sobre os sentidos da sociologia para o vestibular. Através de uma análise bibliográfica, no que tange às abordagens relacionadas ao entendimento do papel da sociologia nas provas de acesso ao ensino superior destaca-se o potencial da disciplina na contextualização das questões de humanas e na argumentação para a redação. Já nos estudos sobre o vestibular em si, destacam-se três abordagens: ora o vestibular é entendido como aquele que instaura um “ethos competitivo” nas escolas, ora é interpretado como uma fronteira e, em menor escala, como uma realidade praticada. Destaca-se aqui a ausência das percepções discentes no entendimento do vestibular, seja no que tange diretamente aos sentidos da sociologia para o exame ou mesmo no que se refere às práticas escolares que instituem as provas de acesso ao ensino superior como uma realidade treinada e vivida pelo público escolar. Dessa forma, a presente pesquisa defende uma perspectiva pautada na capacidade crítica dos atores sociais e na análise das dinâmicas escolares das quais eles fazem parte, argumentando sobre a necessidade de levar em conta a participação dos discentes no que tange à avaliação de suas práticas escolares e visões sobre o papel da sociologia na realização das provas de acesso ao ensino superior.

Abstract

The article presents a critical analysis of the sociological theoretical production regarding the entrance exam (vestibular) and the meanings of sociology in relation to it. Through a bibliographic analysis, regarding the approaches related to understanding the role of sociology in higher education entrance exams, the potential of the discipline in contextualizing human-related issues and in the argumentation for essay writing is highlighted. In studies about the entrance exam itself, three approaches stand out: sometimes the vestibular is understood as one that establishes a 'competitive ethos' in schools, sometimes it is interpreted as a boundary, and to a lesser extent, as a practiced reality. Here, the absence of student perceptions in understanding the vestibular is emphasized, whether in terms of the meanings of sociology for the exam or even concerning the school practices that establish access exams to higher education as a reality trained and experienced by the student audience. Thus, the present Research advocates for a perspective based on the critical capacity of social actors and the analysis of the school dynamics they are part of, arguing for the need to take into account the participation of students regarding the evaluation of their school practices and views on the role of sociology in the entrance exams for higher education.

Descrição

Palavras-chave

Ciências sociais - Estudo e ensino, Sociologia, Universidades e faculdades

Citação

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0