A arte no cotidiano escolar: o poder da transformação
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo pretende refletir acerca da importância do acesso ao ensino da Arte no ambiente educacional. Contextualizará brevemente sua implementação e discutirá seu contexto atual no cotidiano escolar. Buscará ainda ressaltar que o contato com a Arte, proporcionado através da Arte-Educação, mediante práticas afinadas com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e com o pensamento de Paulo Freire, configura-se importante agente potencializador da transformação e humanização do indivíduo; por meio da elaboração da sensibilidade e da criatividade, bem como o desenvolvimento do senso crítico, contribuindo para que o estudante esteja apto ao pleno exercício da cidadania.
Abstract
This article intends to reflect on the importance of access to the teaching of Art in the educational environment. Contextualizing its current context and its current service in everyday life It will also appear that the contact with Art, provided through Art-Education, through the triangular approach of Ana Mae Barbosa and with the thought of Paulo Freire, configures an important potentiating agent of the transformation and humanization of the individual; through the elaboration of sensitivity and creativity, as well as the development of a critical sense, to what is the full apt development of citizenship.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Abordagem triangular, Arte na educação
Citação
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




