A visibilidade transgênero na prática escolar: pensando o mês da visibilidade trans como um projeto pedagógico

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

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Especialização em Ciências Sociais e Educação Básica

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Rio de Janeiro

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Resumo

O presente trabalho apresenta a discussão sobre a imposição da cisgeneridade em diversos espaços sociais, problematizando o porquê dessa forma de dominação tácita e propondo como alternativa uma prática pedagógica emancipatória que dialogue com o mês da visibilidade trans. A praticidade do trabalho está em se pensar como essas propostas podem de fato ser aplicadas na Educação Básica, levando todo o corpo docente e todos os discentes da instituição a problematizar a cisgeneridade compulsória. O produto educacional vai apresentar a finalidade e a justificativa de se discutir essas questões em todas as fases da vida do estudante, principalmente pelo fato das transgressões à cisgeneridade serem uma realidade em qualquer momento, independente da faixa etária do indivíduo. Através de dados de violência contra essa população, o produto educacional terá sua urgência exposta como prática imprescindível para a escola e principalmente para a vida dos estudantes.

Abstract

This paper presents a discussion on the imposition of cisgenderism in various social spaces, problematizing the reasons for this form of tacit domination and proposing an emancipatory pedagogical practice as an alternative that dialogues with Trans Visibility Month. The practicality of the work lies in thinking about how these proposals can actually be applied in Basic Education, leading all teaching staff and all students of the institution to problematize compulsory cisgenderism. The educational product will present the purpose and justification for discussing these issues in all phases of a student's life, mainly because transgressions against cisgenderism are a reality at any time, regardless of the individual's age group. Through data on violence against this population, the educational product will have its urgency exposed as an essential practice for schools and especially for the lives of students.

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Palavras-chave

Ciências sociais - Estudo e ensino, Educação básica, Pessoas transgênero - Identidade, Transfobia, Corpo

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