ENEM e PNLD: um estudo sobre a linguagem e o conteúdo presentes nos concursos de acesso ao Ensino Superior e nos livros didáticos, utilizando a química orgânica como área de conhecimento

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Química

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

A partir do ano de 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ganhou importância significativa na vida de milhões de estudantes brasileiros, isso porque esse exame passou a ser o principal instrumento de acesso às universidades públicas do país. Ao considerar a relevância de se obterem bons resultados nos exames, é fundamental compreender que todos os estudantes necessitam ter condições adequadas de estudo, em especial os do ensino público, de modo a minimizar as possíveis desigualdades existentes entre eles e os estudantes da rede privada. Dessa forma, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) tem papel fundamental na preparação desses estudantes, uma vez que tem a função de selecionar e distribuir os livros didáticos que serão utilizados por esses alunos como fontes de estudo para que obtenham a aprovação desejada nesse exame vestibular. Porém, nem sempre o discurso adotado nos enunciados e itens presentes no ENEM são devidamente contemplados por esses livros, e dessa forma, o presente trabalho traçou um paralelo entre esses discursos, e identificou incoerências que podem comprometer a aprovação desses alunos dependentes desses livros aprovados pelo programa. Assim, utilizando a Taxonomia de Bloom Revisada, foram feitas análises entre o conteúdo e o discurso presentes no Enem, e àquele encontrado nos livros didáticos selecionados, tendo como ferramenta de análise três questões de Química Orgânica presentes nos exames dos anos de 2018 e 2019, anos em que o PNLD vigente contemplava as edições dos dois livros selecionados. Ainda que possamos reconhecer o imenso valor pedagógico presente nos livros selecionados, se faz necessário ressaltar que os mesmos necessitam de ajustes afim de se adequar à linguagem presente no principal exame vestibular do país, e dessa maneira, possibilitar melhores condições de estudo aos milhões de estudantes que se utilizam desses livros, e de certa forma, minimizar as desigualdades inerentes ao ensino público quando comparamos com as condições dadas aos alunos da rede privada de maneira geral. Por fim, podemos concluir esse trabalho afirmando que este pode ser ponto de partida para que outras áreas da química, como a Química Geral ou a Físico-Química, possam servir de fonte de estudo com os mesmos objetivos pedagógicos, e de certa forma, ajudar na melhoria do ensino público de maneira geral.

Abstract

From 2009 on, the National High School Exam (ENEM) has gained significant important in the lives of millions of Brazilian students, because this exam has become the main instrument of access to public universities in the country. When considering the importance of obtaining good results in exams, it is essencial to understand that all students need to have proper studies conditions, especially those in public education, in order to minimize possible inequalities between them and students in the private school system. This way, the Programa Nacional do Livro e do Material Didático Program (PNLD - Brazilian Textbook Program) has an important role in the preparation of the students, because it has the function of selecting and distributing the textbooks that will be used by the students in their researches to obtain the desired approval in this exam. However, the speech adopted in the wording of the questions presents in the ENEM are not always well educated by these books, and thus, the present work drew a parallel between these speeches, and identified inconsistencies that could compromise the approval of these dependent students of these books approved by the program. Consequently, using the Revised Bloom's Taxonomy, analyzes were made between the content and discourse present in the Enem, and that found in the selected textbooks, having as an analysis tools three Organic Chemistry questions present in the exams in the years 2018 and 2019, years in which the current PNLD included the editions of the two selected books. Although we can recognize the immense pedagogical value present in the selected books, it is necessary to highlight that they need adjustments in order to adapt to the language present in the main entrance exam in the country, and this way, make better study conditions possibles for millions of students that use these books, and in a way, minimize the unbalances related to public education when compared with the conditions given to students in the private education system in general. Finally, we can conclude this papper stating that this can be a starting point for other areas of chemistry, such as General Chemistry or Physical Chemistry, can serve as a source of study with the same pedagogical objectives, and, in a way, help improving public education in general.

Descrição

Palavras-chave

Química, Química orgânica, ENEM

Citação

ARAUJO, Igor Lucio Louchard de. ENEM e PNLD: um estudo sobre a linguagem e o conteúdo presentes nos concursos de acesso ao Ensino Superior e nos livros didáticos, utilizando a química orgânica como área de conhecimento. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Química) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2021.

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