O ensino de química direcionado aos conhecimentos prévios, percepções e a realidade social de um grupo de alunos utilizando o Instagram como ferramenta digital
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Química
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Abstract
Chemistry teaching has an important role for the individual to understand the world to which he is inserted, as well as the transformations that occur in nature. Chemistry is still seen as a science that is difficult for most people to understand. This is because the way the content has been approached in the classroom has created difficulties in the teaching and learning process of students. There is a growing discouragement from students and, added to this, the lack of connection between the subjects discussed in the classroom and the student's daily life ends up collaborating for an abstract and mechanistic teaching. It is becoming increasingly important to rethink not only teaching practice, but also the methods used in the classroom. For that, new pedagogical tools and strategies are needed so that the teaching and learning process becomes more significant. In this sense, Digital Information and Communication Technologies (TDIC) have gained strength in the school space as one of the possible ways to improve teaching. Swiss sociologist Philippe Perrenoud points out that the teacher needs to consolidate the educational growth of his students, taking into account their experiences, perceptions and the environment in which they are inserted. The research followed an exploratory qualitative methodology and was carried out with students from the 3rd series of Regular High School, from João Marques dos Reis State College (Vila da Penha - RJ). The work consisted of creating a profile on Instagram for scientific dissemination, where students were responsible for the posts on the social network. It was up to the students to register daily events, or topics of personal interest, through photos, and, in some way, to relate the contents of the images to the formal content of the Chemistry discipline through a short and descriptive text. The results presented suggest that the use of the Instagram tool can be a facilitator in the teaching and learning process, as long as it is associated with a perspective that takes into account the student's reality. It was observed that the project enhanced the teacher-student interactions, which reflected in: student engagement, quality in the material produced and, consequently, increase in the academic performance of the classes.
Resumo
O ensino de Química apresenta um papel importante para que o indivíduo entenda o mundo ao qual está inserido, bem como as transformações que ocorrem na natureza. A Química ainda é vista como uma ciência de difícil compreensão pela maioria das pessoas. Isso porque a forma como os conteúdos têm sido abordados em sala de aula tem gerado dificuldades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Há um crescente desestímulo discente e, somado a isto, a falta de conexão dos assuntos abordados em sala com o dia a dia do aluno acaba colaborando para um ensino abstrato e mecanicista. Torna-se cada vez mais importante repensar não só a prática docente, mas também os métodos utilizados em sala de aula. Para isso, são necessárias novas ferramentas e estratégias pedagógicas de modo que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais significativo. Nesse sentido, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm ganhado força no espaço escolar como uma das possíveis formas de melhorar o ensino. O sociólogo suíço Philippe Perrenoud aponta que o professor precisa consolidar o crescimento educacional dos seus alunos, levando em consideração suas vivências, percepções e o ambiente onde estão inseridos. A pesquisa seguiu metodologia de natureza qualitativa exploratória e foi realizada com alunos da 3ª série do Ensino Médio Regular, do Colégio Estadual João Marques dos Reis (Vila da Penha – RJ). O trabalho consistiu na criação de um perfil no Instagram de divulgação científica, onde os alunos foram responsáveis pelas postagens da rede social. Coube aos discentes registrar livremente através de fotos os acontecimentos cotidianos, ou temas de interesse pessoal e, de alguma forma, relacionar os conteúdos das imagens ao conteúdo formal da disciplina Química através de um texto curto e descritivo. Os resultados apresentados sugerem que o uso da ferramenta Instagram pode ser um facilitador no processo de ensino e aprendizagem, desde que associado a uma perspectiva que leve em consideração a realidade do discente. Observouse que o projeto potencializou as interações docente-discente, o que refletiu em: engajamento dos alunos, qualidade no material produzido e, consequentemente, aumento do rendimento acadêmico das turmas.
Descrição
Palavras-chave
Química – Estudo e ensino, Redes sociais online, Tecnologia educacional
Citação
MARTINS, Vivianne Galvão. O ensino de Química direcionado aos conhecimentos prévios, percepções e a realidade social de um grupo de alunos utilizando o Instagram como ferramenta digital. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Química) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




