Integrando química e HQS: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Química
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O ensino tradicional de Química tem se tornado cada vez mais desafiador no cotidiano escolar. Assim sendo, o uso de metodologias alternativas pode confrontar essa realidade, permitindo ao educando maior protagonismo no processo de EnsinoAprendizagem. Seguindo esse caminho, o presente trabalho propõe a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) visando o enriquecimento do processo de ensinoaprendizagem do Ensino de Química para os discentes de ensino médio das escolas públicas e privadas. A HQ construída nesse trabalho tem como tema o ensino de conceitos relacionados às Ligações Químicas. O trabalho propõe uma organização em três etapas, em que um primeiro questionário deve ser aplicado a fim de coletar informações sobre a aceitação da pesquisa por parte dos educandos e educandas, bem como sobre os conhecimentos prévios dos mesmos e mesmas que atuarão como âncora para o novo conhecimento. Por conseguinte, deve ser efetuada a leitura da HQ. A partir daí deve ser efetuada uma prática experimental que visará, junto de um segundo questionário, comprovar se os conhecimentos abordados na HQ foram ancorados aos subsunçores dos educandos e educandas, demonstrando assim a verificação da aprendizagem significativa. Vale ressaltar que em escolas com poucos recursos, a prática proposta pode ser realizada utilizando materiais de baixo custo. Por fim, espera-se comprovar que a utilização da HQ, como metodologia alternativa no Ensino de Química, promoveu aprendizagem significativa dos conceitos de Ligações Químicas. Tal comprovação se dará se a HQ atuar como um mecanismo de organização sistemática dos conteúdos estudados, permitindo aos educandos e educandas retomarem e aplicarem os mesmos, o que contribuiu para a lembrança posterior destes, conforme descrito na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, Novak e Hanesian.
Descrição
Palavras-chave
Química - Estudo e ensino, Teoria da aprendizagem significativa, Histórias em quadrinhos, Ligações químicas
Citação
MESQUITA, Marco Aurélio Abrantes de. Integrando Química e HQs: Uma Proposta Pedagógica Alternativa de Aprendizagem Significativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Química) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




