Aprendendo a remar: educação integral de nível médio e conteúdos curriculares para o ensino de história em tempos de BNCC e da Lei nº 13.415/2017
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho busca contribuir para uma reflexão sobre os conteúdos curriculares para o ensino de história no ensino médio integral no âmbito do novo marco regulador, a Lei nº 13.415 sobre o Novo Ensino Médio, e a Portaria nº 1.348, que homologa a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM). Para tanto busco evidenciar elementos que dialoguem com uma concepção de educação integral, de conteúdos curriculares, e do ensino de história que atravessem a condução imposta por estes marcos legais. Neste percurso expositivo, ambiciono resgatar a engenhosidade docente na construção de uma sequência didática de história que, ainda que alinhada com a estrutura normativa prescrita, permita uma atuação consciente do professor na construção de um currículo alinhado com a sua própria perspectiva didáticopedagógica. Tal sequência, intitulada “A propaganda (ideológica) é a alma do negócio: autoritarismo e Direitos Humanos” tem por objetivo desenvolver conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma que permitam uma reflexão sobre a influência da propaganda político-ideológica na construção de um processo de adesão à regimes totalitários, e os mecanismos de Direitos Humanos criados para controlar a sua mobilização e o desenvolvimento de uma campanha de marketing social (processos criativos) para, a promoção dos Direitos Humanos, por meio do estímulo à empatia e à solidariedade. Tal sequência alinhase com o desenvolvimento de competências gerais e específicas da área de humanas, da BNCC do Ensino Médio e podem ser desenvolvidas em cumplicidade por docentes habilitados no ensino de história, geografia, sociologia e filosofia.
Abstract
This work seeks to contribute to a reflection on the curricular contents for the teaching of history in integral high school within the scope of the new regulatory framework, Law 13.415, on “Novo Ensino Médio”, and Ordinance 1.348, which ratifies the Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM). For that, I seek to highlight elements that dialogue with a conception of integral education, curricular contents, and the teaching of history that go through the conduct imposed by these legal frameworks. In this exhibition path, I aim to rescue the teaching ingenuity in the construction of a didactic sequence of history that, although aligned with the prescribed normative structure, may also be able to allow a conscious role of the teacher in the construction of a curriculum aligned with their own didactic-pedagogical perspective. This sequence, entitled "Advertising (ideological) is the soul of the business: authoritarianism and Human Rights", aims to develop conceptual, procedural and attitudinal content in a way that allows for a reflection on the influence of political-ideological propaganda in the construction of a process of adherence to totalitarian regimes, and the Human Rights mechanisms created to control their mobilization and development from a social marketing campaign (creative processes) to the promotion of Human Rights, through the encouragement of empathy and solidarity. This sequence is in line with the development of general and specific competences in the humanities area of BNCC High School and can be developed in complicity by professors qualified in the teaching of history, geography, sociology and philosophy.
Descrição
Palavras-chave
História – Estudo e ensino, Educação integral, Direitos humanos, Ideologia, Base Nacional Comum Curricular
Citação
CHAGAS, Daiana Crús. Aprendendo a remar: educação integral de nível médio e conteúdos curriculares para o ensino de história em tempos de BNCC e da Lei nº 13.415/2017. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Pró-Reitoria de PósGraduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2021.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




