Metodologias de ensino em sala de aula para a disciplina história no ensino fundamental I no âmbito das leis 10.639/03 e 11.645/08

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

item.page.abstract_pt-BR

Com a promulgação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, ocorreu uma alteração na Lei de diretrizes e bases da educação nacional (Lei nº 9394/1996), para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Sendo assim, fica estabelecido a obrigatoriedade do estudo de História e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, públicos e privados. Esta pesquisa visa propor uma reflexão crítica no que diz respeito a disciplina de História e sua aplicação para os primeiros anos do Ensino Fundamental, principalmente com relação aos conteúdos de História e cultura afro-brasileira e indígena, haja vista sua obrigatoriedade em caráter legislacional. Buscamos compreender a importância da reflexão crítica que a História pode proporcionar aos educandos dos primeiros anos do EF, assim como defender que uma educação significativa nestes primeiros ciclos aumenta as possibilidades de desenvolvimento do ensino e aprendizagem nos ciclos posteriores. Neste sentido, elaboramos uma sequência didática que pode ser desenvolvida nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I na disciplina História. As aulas serão propostas pensando o desenvolvimento dos alunos no exercício do uso de fontes históricas, levando em consideração a importância dos conteúdos de História da África e. Indígena na formação da identidade e cultura brasileira.

Abstract

With the enactment of Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, Brazil’s National Education Guidelines and Framework Law (Law No. 9394/1996) was amended to include in the official school curriculum the mandatory teaching of “Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture.” As a result, the study of Afro-Brazilian and Indigenous history and culture became compulsory in both public and private primary and secondary education institutions. This research aims to propose a critical reflection on the role of the History discipline in the early years of primary education, particularly regarding the content related to Afro-Brazilian and Indigenous history and culture, considering its legal obligation. The study seeks to highlight the importance of the critical thinking that History can foster in students during the early years of schooling, and argues that meaningful education in these initial cycles enhances the development of teaching and learning in later stages. In this context, we developed a didactic sequence intended for use in 4th and 5th grade History classes. The proposed lessons aim to support students in the practice of working with historical sources, emphasizing the significance of African and Indigenous history content in shaping Brazilian cultural identity.

Descrição

Palavras-chave

História – Estudo e ensino, Cultura afro-brasileira, Cultura indígena, Antirracismo, Identidade cultural, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino

Citação

BARROS, Mariana Aires Alves Veloso. Metodologias de ensino em sala de aula para a disciplina história no ensino fundamental I no âmbito das leis 10.639/03 e 11.645/08. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0