Sonhos de centelhas em ignição: perspectivismo afrofuturista em provocações curriculares pedagógicas
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História da África
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Em tempos onde sonhar é um privilégio o presente texto toma o afrofuturismo como potência criativa para se pensar alguns paradigmas da educação brasileira. O afrofuturismo é um movimento estético e político que retorna ao legado africano como potência transformadora do presente e redefinidora do futuro. Reconhecendo a emergência do movimento afrofuturismo, o associamos a metodologia dos valores civilizatórios afrobrasileiros, para transformar os currículos e cotidianos escolares em ambientes de protagonismo negro e equidade racial. A centelha do afrofututismo está presente em cada criança e nos sonhos da existência de uma sociedade além da necropolítica. Inspirados pela infância podemos reinventar formas de civilidade baseadas na equidade e pluriversalidade.
Abstract
In times where dreaming is a privilege, this text takes Afrofuturism as a creative power to think about some paradigms of Brazilian education. Afrofuturism is an aesthetic and political movement that returns to the African legacy as a power to transform the present and redefine the future. Recognizing the emergence of the Afrofuturism movement, we associate it with the methodology of Afro-Brazilian civilizing values, to transform the curriculum and daily school life in environments of black protagonism and racial equality. The spark of Afrofututism is present in every child and in dreams of the existence of a society beyond necropolitics. Inspired by childhood, we can reinvent forms of civility based on equity and pluriversality.
Descrição
Palavras-chave
História da África - Estudo e ensino, Necropolítica, Cultura afro-brasileira, Futurismo
Citação
CORREA, Marco Aurélio da Conceição. Sonhos de centelhas em ignição: perspectivismo afrofuturista em provocações curriculares pedagógicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História da África) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2021.
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