O trabalho de campo de geografia escolar como ferramenta de ressignificação do lugar para estudantes periféricos: uma proposta a partir do bairro carioca de Santa Cruz
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
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Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar
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Rio de Janeiro
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Resumo
A importância do trabalho de campo para a Geografia é inconteste. Falando mais especificamente da Geografia Escolar, o trabalho de campo como método didático permite um enorme ganho no processo de ensino-aprendizagem que realmente busque a aprendizagem significativa por parte dos alunos, pois abrem-se como possibilidades a averiguação de conceitos teóricos abordados em sala de aula, a ampliação do espaço vivido, a complexificação da visão de mundo dos discentes, a ressignificação do lugar, entre outras oportunidades. O presente trabalho tem por objetivo analisar o trabalho de campo de Geografia como método didático que busca a ressignificação do lugar para alunos residentes em área periférica da cidade e elaborar uma proposta de uma sequência de trabalhos de campo no bairro carioca de Santa Cruz, localizado no extremo oeste do município do Rio de Janeiro. A relevância social desta pesquisa encontra-se na concepção do trabalho de campo como prática espacial insurgente de ressignificação do lugar em áreas periféricas, o que pode mudar a percepção dos discentes sobre seu próprio espaço vivido, aumentando o sentimento de pertencimento ao bairro, aguçando o pensamento crítico e empoderando-os com a noção de que suas ações socioespaciais podem melhorar a qualidade de vida deles próprios e de suas comunidades. Trata-se de uma pesquisa exploratória, na qual buscaremos explorar a ressignificação da relação de pertencimento entre os alunos participantes e seu espaço de vivência, seu lugar, na escala local, do bairro.
Abstract
The importance of fieldwork for Geography is unchallenged. Speaking more specifically about School Geography, fieldwork as a didactic method allows a huge gain in the teaching learning process that really seeks meaningful learning on the part of students, as they open up as possibilities the investigation of theoretical concepts addressed in the classroom. classroom, the expansion of the lived space, the complexification of the students' worldview, the resignification of the place, among other opportunities. In the present work we will seek to analyze the field work of Geography as a didactic method that seeks to redefine the place for students from the peripheral population and we will seek to develop a proposal for a sequence of field work in the neighborhood of Santa Cruz, located on the edge of the extreme west of the city of Rio de Janeiro. The social relevance of this research is found in the conception of fieldwork as an insurgent spatial practice of resignifying the place in peripheral areas, which can change the perception of students about their own lived space, increasing the feeling of belonging, sharpening critical thinking and empowering them with the notion that their socio spatial actions can improve the quality of life for themselves and their communities. It is an exploratory research, in which we will seek to explore the resignification of the relationship of belonging between the participating students and their living space, their place, on the local scale, of the neighborhood.
Descrição
Palavras-chave
Geografia - Estudo e ensino, Trabalhos de campo, Aprendizagem significativa, Processo de ensino-aprendizagem, Métodos didáticos-pedagógicos, Santa Cruz (Rio de Janeiro, RJ)
Citação
PIMENTA, José Renato Soares. O trabalho de campo de geografia escolar como ferramenta de ressignificação do lugar para estudantes periféricos: uma proposta a partir do bairro carioca de Santa Cruz. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.
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