A abordagem dos Direitos Humanos e do Golpe de 1964 nos Livros Didáticos de História do 3º ano do Ensino Médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Em 2019 no seu primeiro ano de governo, o Presidente Jair Bolsonaro autorizou as Forças Armadas a comemorarem os 55 anos do Golpe Militar de 1964. Um dos argumentos do Presidente para que as comemorações fossem autorizadas era de que o golpe militar foi necessário, a fim de se evitar a implantação de um regime comunista no Brasil. O referido fato veio a causar discussões na sociedade e nos meios acadêmicos sobre o negacionismo do Golpe Militar de 1964, além do que o Ministro da Educação mencionou a intensão de fazer uma revisão deste assunto nos livros didáticos de História. O objetivo deste trabalho é de se verificar se há algum revisionismo sobre o Golpe Militar de 1964, no que se refere as violações aos Direitos Humanos nos últimos livros didáticos de história do 3º anos do Ensino Médio adquiridos pelo Ministério da Educação.

item.page.abstract_esp

En 2019, en su primer año de mandato, el presidente Jair Bolsonaro autorizó a las Fuerzas Armadas a celebrar el 55 aniversario del Golpe Militar de 1964. Uno de los argumentos del presidente para que se autorizaran los festejos fue que el golpe militar era necesario para para evitar la implementación de un régimen comunista en Brasil. Este hecho llegó a provocar discusiones en la sociedad y en los círculos académicos sobre el negacionismo del Golpe Militar de 1964, además de que el Ministro de Educación mencionó la intención de revisar este tema en los manuales de historia. El objetivo de este trabajo es verificar si existe algún revisionismo sobre el Golpe Militar de 1964, respecto a las violaciones a los Derechos Humanos en los últimos libros de texto de historia de 3º de Bachillerato adquiridos por el Ministerio de Educación.

Descrição

Palavras-chave

História – Estudo e ensino, Golpe militar, Livro didático, Aprendizagem crítica, Interdisciplinaridade

Citação

PEREIRA, Fernando Coutinho Lopes. A abordagem dos Direitos Humanos e do Golpe de 1964 nos livros didáticos de História do 3º ano do Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2021.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0