Como o tema "China" é apresentado em livros didáticos de geografia: uma comparação de obras de educação básica e contribuições para a abordagem do conteúdo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A China atualmente desempenha o papel de uma grande potência econômica, tendo substancial influência sobre as múltiplas trocas comerciais características do Capitalismo, além de executar grande participação na organização da produção em escala global (HUNG, 2018). A partir deste fato, mostra-se importante a pesquisa sobre o tratamento de tal país em dois livros didáticos (nos utilizando de versões antigas e recentes das obras) - “Geografia Crítica: Geografia do Terceiro mundo” e “Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização”-, escritos por autores bastante influentes na Geografia escolar - José William Vesentini, Vânia Vlach, Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira -, averiguando se houve modificações na narrativa dos capítulos sobre China, pensando na forma, no conteúdo e na visão atribuída ao país pelos autores ao longo das edições, sendo este o objetivo geral da presente monografia. De toda forma, até que se alcance este objetivo, nos preocuparemos em pensar a obra “livro didático”. No capítulo seguinte, nos debruçaremos sobre os livros selecionados, a partir da comparação e justaposição destes. No último capítulo, iremos fornecer complementos, entendidos como necessários, quanto à China, mediante compreensão da abordagem presente nos livros didáticos.

Abstract

China currently plays the role of a great economic power, having substantial influence on the multiple commercial exchanges characteristic of Capitalism, in addition to playing a large role in the organization of production on a global scale (HUNG, 2018). From this fact, it seems important to research how this country is worked in two textbooks (using old and recent versions of the works) - "Critical Geography: Third World Geography" and "General and Brazilian Geography: Geographical Space and Globalization”-, written by very influential authors in school geography - José William Vesentini, Vânia Vlach, Eustáquio de Sene and João Carlos Moreira -, investigating whether there were changes in the narrative of the chapters on China, considering the form, content and vision attributed to the country by the authors throughout the editions, which is the general objective of this monograph. In any case, until this objective is reached, we will be concerned with thinking about the “textbook” work. In the next chapter, we will focus on the selected books, based on their comparison and juxtaposition. In the last chapter, we will provide complements, understood as necessary, regarding China, by understanding the approach present in textbooks.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Livro didático, Material didático

Citação

LIMA, Almir Guilherme Lieberenz. Como o tema “China” é apresentado em livros didáticos de geografia: uma comparação de obras de educação básica e contribuições para a abordagem do conteúdo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) - Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0