Sociedade em redes, o fim das barreiras do racismo? : reflexões sobre o racismo no ciberespaço e práticas educativas antirracistas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

No século XXI vivenciamos a expansão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Tais ferramentas possibilitaram o rompimento das barreiras espaciais e a integração da sociedade em escalas antes inimagináveis. A presente pesquisa visa realizar uma análise do desenvolvimento da sociedade em redes através do ciberespaço e identificar como o racismo se reconfigura no mundo atual, bem como compreender as dinâmicas sociais, a partir do fenômeno da globalização, e como o mundo contemporâneo lida com a questão racial e o ciber-racismo no espaço escolar. A metodologia utilizada é baseada no levantamento bibliográfico de autores como Santos (2001) e Castells (1999), para refletir sobre a geografia do mundo globalizado e expansão das redes digitais; Moore (2007) com o intuito de estruturar a compreensão do racismo no mundo contemporâneo; e Cavalleiro (2001), na reflexão de práticas educativas antirracistas na educação brasileira.

Resumen

En el siglo XXI vivenciamos la expansión de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). Esas herramientas permitieron romper las barreras espaciales e integrar a la sociedad en escalas inimaginables. La presente investigación tiene como objetivo analizar el desarrollo de la sociedad en redes a través del ciberespacio e identificar cómo se reconfigura el racismo en el mundo actual, así como comprender las dinámicas sociales, a partir del fenómeno de la globalización, y cómo el mundo contemporáneo aborda la cuestión de la raza y ciberracismo en el espacio escolar. La metodología utilizada se basa en la encuesta bibliográfica de autores como Santos (2001) y Castell (1999), para reflexionar sobre la geografía del mundo globalizado y la expansión de las redes digitales; Moore (2007) para estructurar la comprensión del racismo en el mundo contemporáneo; y Cavalleiro (2001) en la reflexión de las prácticas educativas antirracistas en la educación brasileña.

Abstract

In the 21st century we have been experiencing the expansion of Information and Communication Technologies (ICT). Such tools made it possible to break down space barriers and integrate society into previously unimaginable levels. This research aims to analyze the development of society in networks through cyberspace and to identify how racism is reconfigured in the contemporary world, as well as to understand social dynamics, from the phenomenon of globalization, and how the contemporary world deals with the race issue and cyber-racism in the school space. The methodology is based on the bibliographic survey of authors such as Santos (2001) and Castell (1999), to reflect on the geography of the globalized world and the expansion of digital networks; Moore (2007) in order to structure the understanding of racism in the contemporary world; and Cavalleiro (2001) in the reflection of anti-racist educational practices in Brazilian educational system.

Descrição

Palavras-chave

Relações étnico-raciais - Estudo e ensino, Racismo, Ciberespaço, Globalização

Citação

XAVIER, Thaís Bôto. Sociedade em redes, o fim das barreiras do racismo? Reflexões sobre o racismo no ciberespaço e práticas educativas antirracistas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0