A pausa como cultura de relaxamento na jornada do trabalho docente

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

O estudo objetivou identificar os benefícios da pausa docente no seu ambiente de trabalho. Sob a ótica psicomotora, define a pausa docente como uma maneira simples de reposição de energias e renovação corporal, que se mostra como um instrumento de possibilidade de transformação do trabalho docente ao valorizar o local de trabalho como campo fértil e adequado à construção e desenvolvimento da profissão. A Psicomotricidade é a ciência que se ocupa do ser humano, tendo como objeto de estudo, seu corpo em movimento na tríade Eu, Outro e Objeto. Pretende levar o ser humano a uma organização não apenas metabólica, mas que lhe capacite ter, minimamente organizados, seus sentimentos e emoções de maneira que as pessoas não sejam nem tão histéricas, tão pouco passivas. Como ciência da educação, a Psicomotricidade pretende atender e destacar a relação intrínseca entre a motricidade, a mente e a afetividade. Sob este prisma busca legitimar o ser humano como sujeito único em suas particularidades, durante todo seu percurso de desenvolvimento e organização. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, de abordagem qualitativa e sistemática a respeito da investigação do problema proposto. Foram utilizados três descritores e essa busca foi realizada nas bases de dados dos periódicos CAPES, pesquisa de teses e dissertações CAPES, Bases de Dados de Teses e Dissertações (BDTD) e SCIELO. Foram encontrados materiais pertinentes ao tema no banco de dados do Google Acadêmico e no Google, que foram aproveitados nas análises. Também como fonte de pesquisa, utilizou-se publicações de Alves, (2013) e Maturana, (2004). Os resultados revelam um cenário docente caracterizado pela alta demanda laboral, aliados a sobrecarga física e mental e desvalorização profissional, que se contrapõem à necessidade premente da pausa como atividade necessária para a oxigenação e relaxação docente no seu ambiente de trabalho. Entendemos que o tempo é o principal elemento desse processo ao validar o momento da pausa docente como o fator imprescindível à elaboração das ideias, das observações e dos planejamentos, necessários a toda e qualquer realização de atividade humana. Concluímos que o momento da pausa contribui significativamente na melhoria da qualidade de vida dos professores, e da qualidade de vida no trabalho docente. A partir destes dados entender a real necessidade de desenvolver estratégias de intervenção e avaliação de sua aplicabilidade, nesta perspectiva, então pensar, discutir e elaborar modos e formas que auxiliem e tragam forças aos profissionais docentes nos enfrentamentos de sua carga horária laboral que melhor se adaptem às demandas de seus aspectos psicomotores.

Resumo

The study aimed to identify the benefits of teacher´s pause in their work environment. From the psychomotor point of view, it defines teacher pause as a simple way of energy replacement and body renewal, which shows itself as an instrument for the possibility of transformation of teaching work by valuing the workplace as a fertile field and suitable for the construction and development of teaching. profession. Psychomotricity is the science that It deals with the human being having as object of study, his body in movement in the triad I, Other and Object. It aims to lead the human being to a not only metabolic organization, but that enables him to have, minimally organized, his feelings and emotions of way that people are not so hysterical, so little passive. As a science of education, Psychomotricity aims to address and highlight the intrinsic relationship between motor skills, mind and affectivity. In this light, it seeks to legitimize human beings as unique subject in its particularities, throughout its development and organization. The research is characterized as bibliographic, with a qualitative and systematic approach regarding the investigation of the proposed problem. Three were used: descriptors and this search was performed in the databases of CAPES journals, research of theses and dissertations CAPES, Database of Theses and Dissertations (BDTD) and SCIELO. Materials relevant to the topic were found in the Google Scholar database and Google, which were used in the analysis. Also as a source of research, publications by Alves (2013) and Maturana (2004) were used. The results reveal a teaching scenario characterized by high labor demand, allied to physical and mental overload and professional devaluation, which counteract the urgent need for break as a necessary activity for oxygenation and teacher relaxation in their work environment. From these data understand the real need to develop intervention strategies and evaluate their applicability for improving the quality of life of teachers. In this perspective, then think, discuss and elaborate ways and forms that help and bring strength to the teaching professionals in coping with their work hours that best adapt to the demands of their psychomotor aspects. We conclude that time is the main element of this process in validating the moment of teacher pause as the indispensable factor for the elaboration of ideas, observations and planning, necessary for any and every accomplishment of human activity.

Descrição

Palavras-chave

Educação psicomotora - Estudo e ensino, Prática docente, Relaxamento, Inteligência emocional

Citação

SILVA, Geyse Fonseca. A Pausa Como Cultura de Relaxamento na Jornada do Trabalho Docente 2019. 44 f. (total de folhas). Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.

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