Reflexões sobre a psicomotricidade e os anos iniciais do fundamental 1
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação Psicomotora
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A seguinte pesquisa tem como tema a Psicomotricidade e como assunto a importância desta ciência nas unidades de ensino do fundamental I. Trata-se da necessidade de refletir sobre a importância de manter um olhar para o corpo do educando dos anos iniciais de ensino e de compreender o quanto a Psicomotricidade pode contribuir para a formação e desenvolvimento global dos alunos nesta fase de início escolar como um todo. Esse trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, através de leitura constante a obras e artigos de autores e estudioso da área. O trabalho tem como objetivo principal apresentar a Psicomotricidade e como objetivo específico demonstrar o quanto esta ciência pode trazer benefícios ao desenvolvimento integral do ser humano em sua fase inicial escolar, além de salientar que a escola é um ambiente onde a mesma deve se fazer presente constantemente como às demais disciplinas. No decorrer da história da humanidade torna-se perceptível que as crianças e seus corpos sofrem transformações cada vez mais velozes, portanto é importante aprender e saber lidar com este corpo no meio escolar que está repleto de emoções, dúvidas, curiosidades e até desconhecimento sobre si mesmo. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho se constituiu de um levantamento bibliográfico não exaustivo sobre o tema. Como referencial teórico esse trabalho faz interlocução com autores da área tais como; Vitor Da Fonseca, Fátima Gonçalves, Le Boulch, Fátima Alves, Esteban Levin. A escolha em torno desses autores deve-se ao fato de que esses pesquisadores contribuíram de maneira significativa com seus estudos nesse campo.
Descrição
Palavras-chave
Educação psicomotora - Estudo e ensino, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Desenvolvimento psicomotor da criança, Psicomotricidade
Citação
COSTA, Nadir Grandino. Reflexões sobre a psicomotricidade e os anos iniciais do fundamental 1. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2019.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




