Educação psicomotora : perspectiva de inclusão na educação básica

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

A psicomotricidade enquanto ciência comprometida com o desenvolvimento humano é o cerne a partir do qual discutiremos novas perspectivas para o processo de inclusão de estudantes com deficiência ou necessidades educacionais específicas na educação básica. O exercício democrático, como um ato de direito nas relações que se consolida na sociedade contemporânea, nos direciona a refletir sobre os caminhos para se alcançar uma sociedade civil ativa e, efetivamente, aberta à participação de todos os cidadãos. O objetivo desse estudo consiste em apresentar uma proposta de educação para a cidadania, que enfatize os princípios e contribuições da psicomotricidade para o meio escolar, pois creditamos ser essa simbiose, um meio necessário ao processo de construção do conhecimento e desenvolvimento integral do sujeito cognoscente, em especial, por concluirmos a psicomotricidade como metodologia que pluraliza as potencialidades do sujeito, além de se apropriar da razão de ser das relações que os indivíduos estabelecem entre si e com o todo a sua volta. O método utilizado para o desenvolvimento desse trabalho constitui uma pesquisa de cunho exploratório de revisão seletiva de literatura não sistemática nas Bases de Dados do Google Acadêmico e revisões bibliográficas e releituras literárias do acervo acadêmico e científico na área de educação, psicomotricidade e inclusão no ensino básico. Como resultado, depreendemos que a escola é o ponto de partida para o desenvolvimento intelectual e emancipatório dos indivíduos. É um campo privilegiado para a realização da prática psicomotora educativa e preventiva, cujo caráter preventivo vem a beneficiar, inclusive, crianças com atraso no desenvolvimento. Pensar a psicomotricidade, num contexto inclusivo requer, também, pensar sobre flexibilizações curriculares, metodológicas e estruturais a serem providenciadas, em vistas de se conservar a educação psicomotora em sua essência, pois, apenas em posse do seu real sentido esta poderá oferecer melhorias ao ensino que a contempla. Apresentamos, portanto, alguns desafios que emergem no meio educacional e as propostas de ação, intervenção e reflexões que dialogam com a realidade educacional encontrada no nosso país. Assim, objetivamos oferecer pertinência e aplicabilidade às possíveis ações advindas desse estudo. Concluímos com ênfase na importância da educação psicomotora como ciência e metodologia necessária ao processo de inclusão na educação básica

Abstract

Psychomotricity, as a science committed to human development, is the core from which we will discuss new perspectives for the process of including students with disabilities or specific educational needs in basic education. The exercise of democracy, as an act of law in the relationships consolidated in contemporary society, leads us to reflect on the paths to achieving an active civil society, effectively open to the participation of all citizens. The objective of this study is to present a proposal for citizenship education that emphasizes the principles and contributions of psychomotricity to the school environment, as we believe this symbiosis is a necessary means for the process of knowledge construction and the integral development of the cognitive subject, especially since we conclude that psychomotricity is a methodology that pluralizes the subject's potential, in addition to appropriating the raison d'être of the relationships that individuals establish with each other and with the entire environment. The method used to develop this work is an exploratory research study involving a selective review of non-systematic literature in Google Scholar databases, bibliographic reviews, and literary reinterpretations of the academic and scientific literature in the field of education, psychomotor skills, and inclusion in basic education. As a result, we conclude that school is the starting point for the intellectual and emancipatory development of individuals. It is a privileged setting for educational and preventive psychomotor practice, whose preventive nature even benefits children with developmental delays. Considering psychomotor skills in an inclusive context also requires considering curricular, methodological, and structural flexibilities to preserve psychomotor education in its essence, as only by understanding its true meaning can it offer improvements to the teaching that encompasses it. Therefore, we present some challenges emerging in the educational environment and proposals for action, intervention, and reflection that reflect the educational reality found in our country. Thus, we aim to provide relevance and applicability to the possible actions arising from this study. We conclude by emphasizing the importance of psychomotor education as a science and methodology necessary for the process of inclusion in basic education.

Descrição

Palavras-chave

Psicomotricidade - Estudo e ensino, Crianças portadoras de deficiência, Educação inclusiva

Citação

ALMEIDA, Djane Macedo. EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: PERSPECTIVA DE INCLUSÃO NA EEDUCAÇÃO BÁSICA. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2020.

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