A Vila e seus herdeiros: narrativas de ensino aprendizagem na escola mirim de Vila Isabel

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho pretende discutir os processos e possibilidades de ensino aprendizagem que ocorrem dentro do contexto de uma escola de samba mirim, com ênfase no cotidiano da Herdeiros da Vila, escola de samba mirim da Unidos da Vila Isabel. A partir das narrativas dos integrantes e ex integrantes desse grupo, o trabalho buscará entender o que e como se aprende dentro desse espaço cultural, assim como a validade desses específicos saberes e fazeres para o contexto maior da educação brasileira. Adotando a metodologia da História Oral busca-se entender como se dá as relações de sociabilidade e comunidade tecidas no seio da escola de samba mirim e suas ações educativas. Para isso, será desenvolvida uma contextualização histórica acerca das escolas de samba, com ênfase na Unidos de Vila Isabel, assim como será apresentado um breve histórico das escolas de samba mirim, com destaque para Agremiação Mirim Herdeiros da Vila. As narrativas aqui discutidas são tomadas como referenciais teóricos na apresentação de uma temática pouco estudada: o universo da escola de samba mirim. Cabe ressaltar que este trabalho é um disparador de questões a serem aprofundadas em futuras discussões, que podem originar ricas discussões nas diversas áreas das ciências sociais.

Abstract

This study aims to explore the teaching and learning processes that take place within the context of a samba school for children, with a focus on the everyday practices of Herdeiros da Vila, the junior samba school affiliated with Unidos de Vila Isabel. Based on the narratives of current and former members of the group, the research seeks to understand what is learned and how learning occurs within this cultural space, as well as the relevance of these specific forms of knowledge and practice within the broader context of Brazilian education. Employing an oral history methodology, the study investigates the social and communal relationships formed within the junior samba school and its educational dynamics. To support this, a historical overview of samba schools is provided—emphasizing Unidos de Vila Isabel—and a brief history of junior samba schools is presented, highlighting Herdeiros da Vila. The narratives discussed are treated as theoretical references in addressing a topic that remains largely underexplored: the world of junior samba schools. This work serves as a starting point for questions and reflections that can be further developed in future discussions, potentially enriching debates across various fields of the social sciences.

Descrição

Palavras-chave

Unidos de Vila Isabel (Escola de Samba), História – Estudo e ensino, Escolas de samba, Identidade cultural, Memória social

Citação

Silva, Beatriz Barcelos Dias da. A Vila e seus herdeiros: narrativas de ensino aprendizagem na escola mirim de Vila Isabel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2018.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0